Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Hemorio irá realizar uma nova campanha para doação de sangue durante o carnaval

A campanha se inicia nesta sexta-feira (15)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de abril de 2022 - 18:26
A ideia principal é ter estoque durante o Carnaval
A ideia principal é ter estoque durante o Carnaval -

O Instituto de Hematologia do Rio (Hemorio) irá iniciar nesta sexta-feira (15), uma campanha para doação de sangue. Ela será voltada para o carnaval que acontecerá agora no Rio de Janeiro, o que estão chamando de carnaval fora de época.

A data festiva, começa mesmo no dia 20 e termina 24 de abril. A ideia é ter estoque durante esse período, já que é comum cair cerca de 20% durante o feriado de carnaval. A primeira fase desta campanha está sendo chamada de ‘Você faz o meu Tipo’, que foi realizada nos dias em que o carnaval seria realizado, entre 26 de fevereiro e 1º de março de 2022.

De acordo com o Hemorio, para se ter um bom estoque é necessário que entre 1,5% e 3% da população doem seus sangues com frequência. No Brasil, a média é de 1,8%, rendendo em torno de 3,5 milhões de bolsas pelo ano.

Porém, em janeiro deste ano, por conta do coronavírus e alguns fatores que ocorrem ainda na pandemia, as fortes chuvas, a epidemia de gripe que atingiu o país, foi registrado uma queda nas doações, referente aos que ocorreram no ano passado.

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter no mínimo 50 quilos, ser saudável e ter seus documentos de identificação com foto. Os jovens entre 16 e 17 anos só podem ser doadores com autorização de um responsável legal e na hora ter o documento de identidade do responsável.

Não precisa estar em jejum, porém é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a sua doação, evitar também de consumir bebida alcoólica nas 12 horas antes de doar seu sangue. Para as mulheres grávidas ou que estão amamentando e também usuários de drogas, não é possível realizar a doação.

Pessoas que estão infectadas com covid-19 só são permitidos de doar depois de dez dias quando os sintomas já tiverem desaparecidos. E quem já se vacinou, poderá doar depois de sete dias da aplicação. Caso seja a CoronaVac, você só precisa esperar 48 horas.

Informações adicionais, podem ser consultadas nas redes sociais do Hemorio (@hemorio) e também pelo Disque Sangue de segunda a sexta, menos feriados, no horário das 7h às 17h ou no número 0800 282 0708.

Matérias Relacionadas