Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0665 | Euro R$ 5,8376
Search

INSS registra queda nos benefícios em análise nos últimos três meses

Confira as informações em gráficos!

relogio min de leitura | Redação 29 de março de 2022 - 08:00
Atualmente, 1,6 milhão de pedidos aguardam análise
Atualmente, 1,6 milhão de pedidos aguardam análise -

O INSS atingiu, em março de 2022, o menor estoque de processos de Reconhecimento Inicial de Direitos e Benefícios dos últimos anos. Os dados registraram um marco histórico no instituto. Atualmente, 1,6 milhão de pedidos aguardam análise. 

Se compararmos 2019, ano anterior ao início da pandemia da Covid-19 e  quando o INSS teve uma baixa de cerca de 7 mil servidores, no mês de janeiro o número de análises estava em  1,8 milhão e chegou ao maior da história em julho, registrando 2,4 milhões. Nos anos seguintes, a média foi 1,7 milhão em 2020 e 1,8 em 2021. 

Essa diminuição acontece de forma gradativa demonstrando o trabalho e a força de vontade dos servidores no dia a dia. Além do auxílio da automação, o investimento em capacitação e na reorganização  da estrutura dos instituto são fatores decisivos.

Para o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, apesar da redução do estoque, ainda são necessárias mais e novas ações para diminuir ainda mais. Atualmente, o INSS analisa por mês cerca de 751 mil pedidos de benefícios. O número de novos requerimentos mensais é de 674 mil processos. “Estamos conseguindo dar resposta não só aos pedidos que entram, como também a uma parte do estoque. É uma fila histórica de anos. Esse passivo é relativamente grande e temos consciência da necessidade de dar uma resposta célere para a sociedade”, explicou Oliveira.

Para reduzir o estoque, o INSS está trabalhando em várias frentes:

    • Capacitação para os servidores 

    • Ampliação e melhoria do parque tecnológico, com a aquisição de cerca de 18 mil novos computadores destinados aos servidores em teletrabalho e renovação dos computadores e redes das unidades do INSS

    • Aprimoramento dos sistemas de trabalho para automação dos processos

    • Reabertura das agências do INSS para atendimento presencial agendado

    • Reorganização da estrutura hierárquica e funcional

    • Investimento na segurança do acesso aos sistemas corporativos, visando proteger os servidores e evitar fraudes 

    • Acordos de cooperação técnica com empresas, associações, sindicatos e prefeituras, para ampliar o acesso aos serviços previdenciários e acelerar a análise

    • Parcerias com outros órgãos governamentais e entidades para cruzamento de dados e compartilhamento de informações 

    • Educação previdenciária aos cidadãos por meio da Escola da Previdência

    • Simplificação e organização da legislação previdenciária (nova Instrução Normativa)

    • Aprimoramento dos canais de atendimento à população, seja por meio remoto, como o telefone 135 e o Meu INSS (site e aplicativo), seja presencialmente, nas agências do INSS e no PrevBarco

    • Pedido de contratação de novos servidores 

    • Proposição de nova gratificação financeira para incentivar o incremento na análise dos processos em estoque

Após quase cinco meses à frente da Presidência do Instituto, Oliveira considera que o INSS está no caminho certo para equacionar a fila de espera e reconhecer os direitos da população de forma mais ágil. 

“Estamos aqui para entregar um INSS melhor para a sociedade brasileira. Com esse objetivo trabalhamos de domingo a domingo”, concluiu o presidente. 

Confira a média dos dados nos gráficos abaixo.

Confira as informações!
Confira as informações! |  Foto: Divulgação
 
Confira as informações!
Confira as informações! |  Foto: Divulgação
 

Matérias Relacionadas