Morre o ativista trans, influenciador digital e policial civil Popó Vaz, aos 37 anos
Popó deixa um marido, com quem era casado desde 2019

O ativista trans, influenciador digital e policial civil Paulo Vaz, mais conhecido como Popó Vaz, de 37 anos, morreu na noite desta segunda-feira (14), segundo informações da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Ele era casado com o youtuber Pedro HMC, do canal Põe na Roda, desde 2019. A causa da morte não foi divulgada.
"Com muita triste recebemos a notícia que o Paulo Vaz @popo_vaz nos deixou. Paulo era querido e amado por todos à sua volta. Ativista engajado e dedicado à luta trans, sempre fez questão de construir pontes, atuar no enfrentamento da transfobia e em defesa das pessoas transmasculinas. Homem trans gay, policial civil, sempre abordava questões sobre sexualidade e gênero de forma leve e descontraída. Era uma alma doce e um coração lindo demais. Infelizmente perdemos mais um de nós que não suportou continuar em uma sociedade tão violenta e desumana. A ANTRA se solidariza a familia e amigos do Paulo, em especial ao querido Pedro HMC com o qual era casado. Recebam nosso mais sincero abraço e nossos sentimentos.", disse a associação em nota divulgada em suas redes sociais.
Investigador da Polícia Civil, na região da Grande São Paulo, desde 2018, Popó sempre usou sua posição para apoiar e abrir portas para a comunidade LGBTQIA+, ressaltando a importância de se ter mais homens e mulheres trans e homossexuais seguindo a carreira policial. Ele foi um dos agentes de segurança que apoiaram o PM Leandro Prior, alvo de ataques homofóbicos por aparecer fardado beijando outro homem em um vídeo, ainda em 2018.
Alguns membros da classe política também manifestaram seu respeito e admiração por Popó e prestaram suas condolências a amigos e familiares.
"Com muita tristeza recebo a notícia da partida do querido Popó Vaz. Ativista e influenciador transexual, ele deu contribuição decisiva para a luta LGBT contra toda forma de preconceito. Meu abraço aos familiares e amigos. Que Deus nos conforte.", publicou o senador Fabiano Contarato (PT) em suas redes sociais.
“Acabo de receber a notícia do falecimento do Paulo Vaz e estou devastada. Ele era muito querido e é uma tristeza que tenha nos deixado. Desejo muita força e solidariedade para toda a família e a todes nesse momento"., comentou a vereadora Erika Hilton.