Há dois anos o Brasil registrava sua primeira morte por Covid-19
Este foi o início de uma trajetória de pandemia que matou 654.556 pessoas mortas e 29 milhões de casos positivos até agora

Em 12 de março de 2020, era registrado a primeira morte por Covid-19 no Brasil. O caso foi armazenado no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). A morte de Rosana Urbano, 57 anos, que estava internada no Hospital Municipal Doutor Carmino Cariccio, em São Paulo.
A notícia trouxe naquela época apreensão, muitas dúvidas e desacertos por parte das autoridades de saúde, que já pensavam o que fazer para impedir a doença, que já vinha fazendo milhares de mortes pela China e na Europa.
A trajetória fatal da pandemia no Brasil, que resultou até o momento, em 654.556 pessoas mortas e 29 milhões de casos positivos. Durante esse tortuoso caminho, o brasileiro teve que assistir as autoridades, incluindo o presidente da República, Jair Bolsonaro, que minimizam os efeitos da doença e mesmo assim vítimas eram enterradas em massa.
Ainda ocorreram casos de manipulação de números oficias sobre os casos, atrasos em aquisições de vacinas por parte do governo, resistências aos números e novas descobertas científicas e ainda alguns estímulos para se desconfiar dos imunizantes.
Mesmo assim, a vacinação avançou e ainda ocorreu uma queda no número de mortes e hoje já está flexibilizado as medidas de proteção, como o uso de máscaras em ambientes público.