Sites do grupo Americanas voltam ao ar após quatro dias suspensos
O site da Shoptime, que pertence ao mesmo grupo, continua fora do ar

Os sites das Americanas e do Submarino, que pertencem ao grupo Americanas S.A, voltaram ao ar hoje de manhã, após ficarem suspensos desde o último sábado (19). Os sites ficaram fora do ar depois de registrarem problemas no acesso de usuários e também após alguns rumores de que foram alvos de ataque de hackers. O site da Shoptime, que pertence ao mesmo grupo, ainda está fora do ar.
Os sites voltaram por volta das 11h30 com uma mensagem aos usuários. "Estamos voltando de forma gradual, disponibilizando produtos e funcionalidades progressivamente, para que você possa comprar com segurança.", dizia a mensagem.
Antes dos sites voltarem ao ar, o grupo Americanas divulgou uma em nota informando que estava restabelecendo os ambientes gradualmente e que não havia evidência de comprometimento da base de dados. "A companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados", escreveram.
Segundo a consultoria Economatica, a estimativa é que a empresa tenha perdido R$ 3,48 bilhões em valor de mercado só nos últimos dois dias. Ontem, os papéis da companhia caíram 5,4%, e na segunda-feira (21), 6,6%. Hoje, durante o retorno de ambos os sites, as ações do grupo Americanas tinham a maior alta da Bolsa de Valores brasileira (B3), de 7,39%, negociadas a R$ 32.