Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

UPA de Santa Luzia passará a ser comandada pela Prefeitura de SG

Antes, a gestão da unidade era do Governo do Estado

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 22 de fevereiro de 2022 - 16:57
A informação foi confirmada pela própria Prefeitura
A informação foi confirmada pela própria Prefeitura -

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, comandada pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo, irá assumir a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Luzia a partir do dia 19 de março. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado no início deste mês e o Governo do Estado será o responsável agora por repassar os valores financeiros para custear a unidade de saúde. A informação foi confirmada pela própria Prefeitura. 

Mesmo faltando quase um mês para a troca de comando da unidade, o tema já está causando medo em parte dos funcionários, que temem ser demitidos. O pensamento dos colaboradores é de que toda mudança de direção vem acompanhada de trocas na equipe e no momento ninguém sabe de como será o futuro na unidade. No entanto, segundo trabalhadores que estavam na UPA nesta manhã (22) e preferiram não se identificar, não há uma lista com nomes de pessoas que seriam demitidos.

Quem também está ansioso pela mudança de gestão, além dos funcionários da UPA, são os pacientes. Ao OSG, eles contaram o que esperam nesse novo ciclo na unidade de saúde.

"A gente vem aqui com frequência e, graças a Deus, os funcionários da UPA sempre nos atenderam bem. Não temos problema com espera, com marcação de exames e atendimento, é tudo muito tranquilo! A única coisa que poderia ter que ainda não tem é um ortopedista e mais clínicos para nos ajudar", afirmou a doméstica Mônica Barbosa, de 42 anos, moradora do bairro de Santa Luzia.

A UPA é uma opção para aqueles que não conseguem custear um tratamento médico particular. "Aqui a gente é muito bem atendido, eu sempre venho aqui e me atendem com urgência e emergência. A UPA é uma solução para mim que não tenho plano, já tive, mas não consegui custear. Espero que a Prefeitura mantenha esse bom atendimento daqui e mantenha esta UPA funcionando bem para todos nós", afirmou o funcionário público Claudiciano Mendes dos Santos, de 58 anos. 

Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo confirmou a mudança de gestão. Confira a nota completa:

"A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vai assumir, a partir do dia 19 de março deste ano, a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Luzia. A mudança se dá após a deliberação CIB-RJ nº 6.699, que foi publicada em Diário Oficial do Estado, no dia 4 de fevereiro de 2022, pactuando a transferência da gestão.  

Assim, a operacionalização da UPA Santa Luzia passa a ter gestão do município a partir do dia 19 de março, quando também termina o contrato com a Organização Social (OS) que, atualmente, opera a unidade. Para dar continuidade ao trabalho, o município abriu licitação para a contratação de OS para gerir o espaço. O Governo do Estado fará repasses para custear a unidade de saúde". 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Atenção à Saúde, informa que a UPA São Gonçalo II (Santa Luzia) será municipalizada no dia 19 março, conforme pedido feito pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, em 14 de janeiro de 2022.

 Atualmente, a gestão da UPA é realizada pela organização social Associação Filantrópica Nova Esperança (Afne), que já recebeu os repasses da SES referentes ao mês de fevereiro e aos 18 dias de março, para quitação da manutenção e do custeio da folha de pagamento. Cabe à Afne o pagamento dos vencimentos dos profissionais, além dos direitos trabalhistas.

 Com relação ao vínculo dos trabalhadores da UPA São Gonçalo II, eles devem ser restabelecidos pela nova gestão.

Matérias Relacionadas