Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Travessa Espírito Santo, em Itaboraí, ganha decoração com guarda-chuvas coloridos

Localizada ao lado da Igreja Matriz São João Batista, no Centro, a rua é uma referência cultural do município

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de fevereiro de 2022 - 19:11
Travessa Espírito Santo, em Itaboraí
Travessa Espírito Santo, em Itaboraí -

Primeira rua calçada de Itaboraí, a Travessa Espírito Santo foi revitalizada e agora se torna o novo cenário ideal para fotos no município. Também conhecida como 'Beco', a via do centro histórico da cidade ganhou uma decoração com guarda-chuvas coloridos e começou, nesta semana, a atrair os olhares de visitantes. Localizada ao lado da Igreja Matriz São João Batista, no Centro, a rua é uma referência cultural do município.

A nova atração foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com comerciantes e empresários. O projeto da decoração gerou uma grande mobilização da população nas redes sociais, chegando até o prefeito Marcelo Delaroli.

"A Travessa Espírito Santo é um espaço muito importante para a história de Itaboraí. Com a revitalização e a instalação dos guarda-chuvas, o município escreve mais um pedaço dessa história junto com a população. Vamos cuidar desse local que é para toda a família, uma opção de lazer para o nosso povo", destacou o prefeito.

Ao todo, a nova estrutura conta com 70 guarda-chuvas coloridos, que formam um ambiente descontraído para quem busca descansar ao ar livre e também caprichar nas fotografias, tanto de dia quanto de noite. A área agora conta com fotocélula, um dispositivo utilizado para automatizar o acionamento da iluminação.

Cada guarda-chuva tem um metro quadrado (1m²) e foi confeccionado com alumínio, fibra de carbono e tecido de poliéster com proteção UV, sendo resistentes, leves e indicados para longa duração. A estrutura é de ferro galvanizado e possui 24 metros de extensão.

A decoração também é parte do projeto Verão Cultural, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura. As intervenções começaram em abril do ano passado, com a pintura do mural de 4,8 metros de altura e 8 metros de largura, pela artista itaboraiense, Camila Sentinelli. A obra mostra imagens de 12 fitas cassetes coloridas e com referências que fazem parte da história do "beco".

"A cultura é um dos mais poderosos meios de transformação social e humana, por isso é de suma importância que mais uma vez os itaboraienses tenham um sentimento de pertencimento com a cidade, que se sintam seguros num ambiente agradável e familiar. Com essas intervenções culturais, já podemos ver a transformação da região, impulsionando os comércios. A instalação dos guarda-chuvas culturais é só mais um passo num longo trabalho de transformação para Itaboraí", afirmou o secretário municipal de Cultura, Roberto Costa.

História - Em 1944, a Travessa Espírito Santo foi a primeira rua calçada do município. Em 1986, o local foi transformado em uma área de lazer para a população.

Matérias Relacionadas