Autoteste de Covid-19 já Anvisa concedeu o primeiro registro do produto no Brasil
Segundo a Anvisa, a avaliação do pedido levou 16 dias, o produto usa um swab nasal (cotonete) e o resultado vem depois de 15 minutos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já concedeu o primeiro registro de um autoteste para Covid-19 no Brasil. O produto se chama ‘Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno’, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. O produto que foi aprovado, faz o uso de uma espécie de cotonetes e mostra o resultado em 15 minutos.
De acordo com a agência, a avaliação do pedido da CPMH demorou 16 dias, incluindo quatro dias que foram usados pela empresa para atender todas as exigências técnicas feitas pela agência.
A Anvisa recebeu 68 pedidos de registro do autoteste e 10 foram reprovados.
"A publicação do registro está na Resolução RE 533/2022, publicada hoje no Diário Oficial da União. A disponibilidade do produto no mercado depende da empresa detentora do registro", informou a Anvisa.
O que é o autoteste?
Um autoteste é semelhante a um teste rápido, mas pode ser feito em casa por um leigo. O kit vem com aparelho de teste, plug de extração, filtro e swab (tipo um cotonete utilizado para coletas nasais, os mais comuns).
O chamado "teste de antígeno" é capaz de identificar o antígeno viral, que é uma estrutura do vírus, fazendo o nosso organismo produzir uma resposta imune contra ele (os anticorpos).