Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

'Corrente do bem': Prefeituras da região, Uerj e escola Porto da Pedra arrecadam donativos para vítimas dos temporais em Petrópolis

Prefeituras de Itaboraí, Niterói, Maricá e instituições como UERJ e Acierj estão engajadas na ajuda ao município

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de fevereiro de 2022 - 21:23
Fortes chuvas causaram destruição em Petrópolis
Fortes chuvas causaram destruição em Petrópolis -

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Marcelo Delaroli, está mobilizando os 17 municípios consorciados, nesta quarta-feira (16/02), em uma ação solidária para arrecadar donativos que serão destinados às vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, na última terça-feira (15/02). As Prefeituras de Maricá, de Niterói, a Uerj e a escola de samba Porto da Pedra também abriram campanhas em prol da população da cidade serrana. 

Intitulada de SOS PETRÓPOLIS, a ação visa arrecadar doações de água mineral, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal. Inicialmente, a sede do Conleste é o principal ponto de arrecadação, que fica na Rua Promotor Ciro Olímpio da Mata, 37, no Centro de Itaboraí. Em breve, serão disponibilizados mais pontos em todos os 17 municípios consorciados.

“Petrópolis está precisando da nossa ajuda. Como prefeito, estava pronto para fazer uma campanha de arrecadação por Itaboraí, mas como presidente do Conleste entendo que o consórcio, por contar com 17 municípios, tem muito mais força e alcance para arrecadar ainda mais mantimentos que atendam a necessidade do povo de Petrópolis. Por isso, estamos lançando a campanha SOS PETRÓPOLIS pelo Conleste e contamos com a solidariedade de todas as cidades consorciadas. Juntos somos mais fortes!”, destacou o presidente do consórcio e prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli.

As fortes chuvas registradas em Petrópolis causaram alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio (CBMERJ) e de Defesa Civil atuam para localizar corpos de vítimas da tragédia.

Pontos de arrecadação

Itaboraí

Local: Sede do Conleste

Rua Promotor Ciro Olímpio da Mata, 37, Centro

Telefone: 2635-4536

Local: Colégio Adventista (somente para doação de água mineral)

Rua Des. Ferreira Pinto, 721, Centro

Telefone: 3785-7373

Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá também está engajada na ajuda humanitária ao município de Petrópolis. Itens para a ajuda: alimentos não perecíveis, água, roupas, kit primeiros socorros, remédios, material de higiene pessoal e de limpeza para o auxílio emergencial. Além disso, o órgão municipal colocou equipes da Defesa Civil, maquinários e viaturas para auxiliarem na campanha de ajuda ao município

Confira a lista completa dos polos de recolhimento:

CRAS

CREAS

Secretaria de Assistência Social

Polos de Cultura de Direitos

Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher

SIM (Centro, Itaipuaçu e Inoã)

Prefeitura

Secretaria de Economia Solidária

Praça Orlando de Barros Pimentel

Polos Distritais de Vacinação

Praça do Ferreirinha (Itaipuaçu)

Praça Nossa Senhora das Graças (Ponta Negra)

Secretaria de Cultura

Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU)

Centro de Cultura e Arte de Itaipuaçu

Aeroporto (Centro)

Prefeitura de NiteróiA Prefeitura de Niterói iniciou, nesta quarta-feira (16), uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas em Petrópolis. A cidade terá três pontos de recebimento: Clube Central (Icaraí), Caminho Niemeyer (Centro) e Shopping Itaipu Multicenter (Região Oceânica). A campanha ficará a cargo da Campanha Niterói Solidária, coordenado de forma voluntária pela primeira-dama da cidade, Christa Vogel Grael. É possível doar água, alimentos e material de higiene e limpeza de segunda a sexta, das 10h às 16h. As equipes da Prefeitura estão responsáveis pela coleta, armazenamento e o transporte das doações até Petrópolis.

Prefeito de Niterói  participou de lançamento da campanha
Prefeito de Niterói participou de lançamento da campanha |  Foto: Divulgação
 

O prefeito de Niterói, Axel Grael, colocou à disposição toda a ajuda que a cidade puder oferecer neste momento:


“Estamos acompanhando o que está acontecendo em Petrópolis após a chuva intensa que causou uma grande preocupação e acarretou na perda de vidas. Niterói tem uma tradição de solidariedade, mobilização e auxílio em situações de calamidade. Estou em contato com o prefeito Rubens Bomtempo, oferecemos apoio da Defesa Civil e vamos arrecadar doações para socorrer Petrópolis”, disse o prefeito.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) também abre campanha 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está arrecadando doações para as vítimas das chuvas que atingiram Petrópolis. Água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de máscaras descartáveis e álcool em gel, podem ser entregues em um dos campus da universidade existentes no estado, exceto Petrópolis.

"Ficamos todos aflitos com a tragédia que se abateu em Petrópolis. Já coloquei a UERJ à disposição do prefeito; a quem assegure nossa solidariedade aos cidadãos petropolitanos", afirmou Ricardo Lodi, reitor da UERJ.

Associação Comercial e Industrial do estado do  Rio de Janeiro (Acierj)

A Associação Comercial e Industrial do estado do  Rio de Janeiro (Acierj) iniciou, nesta terça-feira (16), uma campanha para arrecadar donativos para ajudar as vítimas da tragédia em Petrópolis, por conta das fortes chuvas. A Instituição já entrou em contato com a associação daquele município e todos os donativos serão entregues na sede de Petrópolis para distribuição. Quem quiser e puder ajudar, os materiais poderão ser entregues na Avenida Amaral Peixoto, 286, Centro de Niterói das 9hs às 18 horas (Acierj).

Estarão sendo recolhidos: água mineral, alimentos não perecíveis, material de limpeza, itens de higiene pessoal, máscaras de proteção, álcool em gel, ração para gatos e cachorros e roupas de cama. A Acierj  informa que os materiais estarão sendo acondicionados e serão levados para a cidade de Petrópolis quantas vezes forem necessário.

Porto da Pedra também está recolhendo donativos
Porto da Pedra também está recolhendo donativos |  Foto: Divulgação
 

Apoio no samba - A escola de Samba Porto da Pedra vai lançar nessa quinta-feira (17) na quadra da agremiação,  a campanha de solidariedade às vítimas das chuvas. Informações podem ser obtidfas pelo telefone 98531-5105. 

Matérias Relacionadas