Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Praia das Pedrinhas recebe Presente de Iemanjá

Evento vai acontecer no próximo domingo, a partir das 9h

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de fevereiro de 2022 - 07:19
Praia das Pedrinhas
Praia das Pedrinhas -

Amanhã (6) , a partir das 9h, a Praia das Pedrinhas receberá mais uma edição do tradicional evento "Presente de Iemanjá". Apesar do dia de Iemanjá ser comemorado em 2 de fevereiro, a festa em São Gonçalo é tradicionalmente realizada no primeiro domingo após o dia 2.

A festa, reconhecida como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa da cidade de São Gonçalo, através da Lei 1022/2019, tem como marcas, além do cunho religioso, a conscientização ecológica, o estímulo à economia criativa e a diversidade gastronômica oferecida ao público.

Por volta das 9h, será realizado um cortejo para Iemanjá, seguido pela entrega dos presentes nos tradicionais barcos de oferendas oferecidos à “rainha do mar”. Os organizadores da festa irão entregar flores para os fiéis participarem do momento da entrega dos barquinhos no mar. Haverá um almoço de confraternização após o cortejo com os grupos religiosos de matrizes africanas.

Uma das entidades mais respeitadas e cultuadas no Brasil, Iemanjá é a senhora do mar e representa a beleza, a família, a maternidade e o amor. É a protetora dos pescadores e jangadeiros. No sincretismo religioso, Iemanjá está associada a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Candeias. Deusa da nação de Egbé Ioruba, é considerada mãe de quase todos os orixás evocando fertilidade.

Matérias Relacionadas