Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Moradores da Covanca, em SG, sofrem com falta de água há meses

Concessionária responsável pelo serviço negou problemas

relogio min de leitura | Escrito por Claudionei Abreu | 26 de janeiro de 2022 - 15:43
Moradores da Covanca têm enfrentado 'período de seca'
Moradores da Covanca têm enfrentado 'período de seca' -

Moradores da Travessa Nair dos Santos, no bairro Covanca, em São Gonçalo, estão com problemas de abastecimento de água desde o fim do ano passado. Segundo relatos, os problemas começaram depois que a concessionária Águas do Rio assumiu o serviço da Cedae e trocou um equipamento na bomba que abastece a parte mais alta da comunidade. Desde então, diversas pessoas têm enfrentado um verdadeiro período de seca.

"Existe uma bomba principal, que é automática. Sempre que chegava água na rede, ela distribuía para a parte mais alta e mais baixa da comunidade. Quando a empresa nova assumiu, eles fizeram uma troca no equipamento e agora a bomba não consegue mais fazer o funcionamento normal dela", explica Sebastião Faria Lima, de 52 anos, que mora na Travessa Nair dos Santos.

"Estamos sem água por conta de terem instalado um equipamento que não é compatível com a potência da bomba. Já reclamamos vária vezes e estamos há vários dias com esse problema e nada é feito. Quando era a antiga Cedae, tudo funcionava normal. Pensamos que com a empresa nova, que é privada, as coisas mudariam para melhor, mas está pior do que antes", reclama.

Além de Sebastião, vários moradores da comunidade entraram em contato com O SÃO GONÇALO para reclamar sobre a falta de água no bairro durante este período de elevadas temperaturas. Na última semana, a sensação térmica atingiu quase 50º.

A secretária do lar Ana Carolina de Jesus Brito, de 40 anos, afirmou que alguns moradores estão enfrentando o problema desde o Natal de 2021. "Nesse calor, temos idosos e pessoas com deficiência que precisam de um tratamento diferenciado e, infelizmente, estamos passando por essa situação. Estamos desde o Natal com problema de água. Estamos totalmente secos!", conta.

"Moro aqui há sete anos e sempre tivemos problema com abastecimento de água no bairro, mas agora está pior. Tenho dois filhos pequenos e estou desde o dia 29 de novembro sem conseguir pelo menos uma garrafa de água. Queremos uma solução! Precisamos de água!", disse Cryssiane Pereira, de 23 anos, que também tem enfrentado problema de abastecimento no bairro.

"Estou há meses sem conseguir pegar uma gota sequer. Meus filhos e eu estávamos vivendo com água da chuva, porém já tem dias que não chove mais e a situação voltou a piorar. Eu sou mãe de uma criança de três anos e estamos sofrendo com esse calor todo sem ter uma água para tomar um banho direito. A comunidade está seca! Ninguém merece passar por isso", lamentou a moradora Déborah Gomes, de 27 anos.

Em nota enviada para O SÃO GONÇALO, apesar dos diversos relatos de moradores do bairro, a empresa Águas do Rio disse que "não houve troca de equipamento e nem oscilações de abastecimento de água na região". Além disso, afirmou que "a equipe técnica está acompanhando a situação de desabastecimento, que pode ser pontual devido à alta demanda de consumo neste período."

A concessionária também solicitou aos moradores que usem água de forma consciente e reforça que está à disposição da população pelo 0800 195 0 195, por mensagens via WhatsApp ou ligações.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas