Funcionários do Detran de Neves denunciam possível surto de Covid-19 na unidade
Segundo eles, já tem 11 casos positivos no local

Funcionários do Detran de Neves, em São Gonçalo, denunciam que estão tendo que trabalhar normalmente mesmo com casos positivos de Covid-19 entre os servidores. Diferentemente do Detran do Fonseca, em Niterói, que fechou as portas após uma funcionária testar positivo para a doença, o trabalho continua em Neves, mesmo com mais de 10 tendo testado positivo.
De acordo com uma denúncia anônima, 11 funcionários do setor de vistoria estão afastados após serem diagnosticados, mas o trabalho continua na unidade. Preocupados, os funcionários contam que mais pessoas estão apresentando sintomas e temem que haja um surto no local de trabalho.
"A gente se sente totalmente indefesos, pois o estado ao invez de estar investindo em saúde e nos cuidados com a população, não. O Detran está ciente que os funcionários estão com covid e nada é feito. Colocando a população em risco e os próprios funcionarios.", disse uma funcionária que não quis se identificar.
Ainda segundo a funcionária, o Detran alega que não fecha a unidade porque há outras unidades funcionando normalmente apesar de estar na mesma situação e também porque a cidade de São Gonçalo não tem um decreto que determine a interdição de ambientes de trabalho após casos positivos de Covid-19.
"Falaram que tem outros postos com mais gente com covid e está funcionando, e que aqui não tem decreto pra fechar.", continuou a funcionária, que também advertiu sobre a falta de recursos de combate à doença no posto de Neves. "Aqui tem nem o álcool em gel para a população usar quando chega na unidade", concluiu.
A reportagem de O SÃO GONÇALO fez contato com o Detran e a Prefeitura de São Gonçalo sobre o caso.
A Prefeitura de São Gonçalo informou que "não tem gerência sobre as decisões tomadas pelo Detran e que cabe ao órgão decidir se fecha ou não as suas unidades. As decisões tomadas pela prefeitura são de acordo com os dados epidemiológicos monitorados diariamente pela Secretaria de Saúde".
O Detran informou que " o decreto 430/2021, da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, não prevê o fechamento da unidade quando constatados casos de Covid-19, determinando apenas o afastamento dos funcionários contaminados, o que prontamente foi feito. Deixando claro que a unidade de vistoria do Neves foi higienizada, e os funcionários substituídos."