Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Sepe se opõe a plano de carreira votado hoje na Câmara de Vereadores de SG

Haverá um ato de repúdio antes da votação

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 14 de dezembro de 2021 - 10:35
Os professores da rede municipal irão protestar contra a votação de hoje (14)
Os professores da rede municipal irão protestar contra a votação de hoje (14) -

Membros do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - São Gonçalo (Sepe - São Gonçalo) e professores da rede municipal de ensino irão se manifestar nesta terça-feira (14), às 15h, na Câmara dos Vereadores, contra as alterações do plano de carreira da categoria. As mudanças sugeridas no novo plano não foram discutidas com os profissionais de educação. A categoria reclama que não teve a chance de se mostrar a favor ou contra essas novas regras, pois não foi nem consultada sobre o caso.

Segundo uma das diretoras do Sepe Elda Pimentel, de 37 anos, que também é professora municipal, além das alterações no plano de carreira dos professores, os docentes do município já recebem menos do que o piso salarial nacional. 

"Nós também reivindicaremos o fato de recebermos o piso mínimo nacional equivalente a 2017, são quase cinco anos de defasagem salarial, já que estamos quase em 2022. Nós entramos com uma ação na Justiça em 2004 com relação a essa questão salarial e em 2018, perante um juiz, conseguimos o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que foi um plano de progressão parcelado em vários anos e que seria pago para nós até 2021, quando teríamos o piso salarial equivalente a 2021 e estaríamos em dia, mas não foi isso o que aconteceu. No início de 2020, o antigo prefeito parou de nos pagar o TAC e o atual também continua sem pagar. Tentamos diálogo e não conseguimos. O TAC é a nossa reposição salarial e lutamos muito por isso", contou ela.

Além de tudo isso, ontem (13), os professores foram notificados de que hoje ocorreria uma audiência com caráter de urgência para votar o novo plano de carreira deles proposto pelo prefeito Capitão Nelson.

"Ele propõe o fim dos triênios, do adicional de qualificação e outras coisas, propondo abono e etc. Nós não queremos fazer nada contra a lei, mas vamos até a Câmara hoje para pedir que a prefeitura aja conforme a lei. No próprio plano de carreira da categoria em vigor e no TAC ficou estabelecido que só poderiam mexer no nosso plano de carreira após uma plenária com a categoria, para que pudéssemos aprovar ou não essas alterações, e não é isso o que está ocorrendo. Não houve diálogo conosco, não pudemos votar, só soubemos da votação pela oposição. Nós só queremos a nossa reposição salarial e que a lei seja cumprida", contou Elda. 

Nas redes sociais, o Sepe-SG escreveu: "Atenção Rede Municipal: Amanhã PARALISAÇÃO nos turnos da tarde e da noite! Todos à Câmara! O projeto de Lei retira o triênio, adicional de qualificação, diminui percentual entre os níveis e coloca pontuação para mudar de nível! É dia de luta!!! É grave o ataque!!! (sic)", chamando as pessoas para o ato.

O SEPE-SG convida outros da categoria para se juntarem ao ato
O SEPE-SG convida outros da categoria para se juntarem ao ato |  Foto: Reprodução/Internet
 

A manifestação ocorrerá nesta terça-feira (14) e incluirá faixas e outros materiais que estão sendo confeccionados pela categoria. 

A Prefeitura de São Gonçalo ainda não se pronunciou. 

Matérias Relacionadas