Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Projeto leva esperança através do esporte a crianças da comunidade dos Tabajaras, em São Gonçalo

Organizadores estão arrecadando doações para expansão do projeto

relogio min de leitura | Escrito por Claudionei Abreu | 08 de dezembro de 2021 - 11:45
Aulas de capoeira e muay thai são ofertadas a crianças da comunidade
Aulas de capoeira e muay thai são ofertadas a crianças da comunidade -

Cerca de 30 crianças da comunidade dos Tabajaras, no bairro Itaúna, em São Gonçalo, estão tendo suas vidas mudadas através do esporte. Através do projeto Nova Vida Tabajara, elas têm participado de aulas gratuitas de muay thai e capoeira. Para manter as ações e conseguir alcançar ainda mais jovens, os idealizadores estão realizando uma campanha para arrecadar doações.

O projeto foi uma iniciativa de Lene Rocha, de 50 anos, conhecida na região como Tia Lene. Ela é dona de um espaço social na comunidade e conta que durante a pandemia, começou a perceber que muitas crianças passavam grande parte do dia brincando na rua. Lene afirma que sentiu o desejo de desenvolver algum projeto que pudesse ocupar o tempo ocioso dos jovens. 

"Queria que as crianças pudessem fazer algo útil durante o dia, então iniciamos, há cerca de sete meses, as primeiras atividades de capoeira, junto com o mestre Cissa Massafera. Depois, tivemos o apoio de outros amigos que se voluntariaram para abraçar o projeto, como o Mark, com as aulas de muay thai”, conta Lene.

Além do esporte, as crianças também aprendem regras de disciplina, respeito e colaboração. 

“Aqui no espaço, além de as crianças poderem ter aulas de esportes, elas também têm a possibilidade de encontrarem um objetivo para suas vidas. Aqui temos um espaço que ensina disciplina, carinho e cuidado um com o outro”, afirma a idealizadora.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto leva esperança através do esporte a crianças da comunidade dos Tabajaras, em São Gonçalo
  

Instrutor de muay thai, Mark Hunt destacou a importância que o projeto social tem na vida das crianças.

“O projeto dá a oportunidade de mostrarmos às crianças, através do esporte, das conversas e outras atividades, que elas podem ter um caminho diferente, terem sucesso na vida e conquistar seus objetivos. Sempre destacamos sobre isso durante as aulas”, conta. 

Ainda segundo Mark, todas as atividades realizadas no projeto são feitas por voluntários. 

“Todo nosso trabalho feito aqui é voltado para as crianças e pensando em oferecer algo de bom a elas. Às vezes, recebemos doações de alguns moradores, mas grande parte somos nós que pagamos. Por isso, estamos também pedindo que as pessoas que puderem ajudar entrem em contato conosco para mantermos o projeto e também poder alcançar ainda mais crianças”, diz.

Quem quiser apoiar o projeto Nova Vida Tabajara pode fazer doações de qualquer valor para a chave Pix 21 98585-5993 (em nome de Adenir Cruz) ou entrar em contato diretamente com Lene Rocha através do número 21 98585-5993. 

O projeto Nova Vida Tabajara está localizado na Travessa José de Moura e Silva, nº 100, próximo ao campo da comunidade dos Tabajaras, no bairro Itaúna, em São Gonçalo. 

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas