Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Alunos da Intercultural Brasil - França, em Niterói, conquistam prêmio da 1º Edição do FrancEcolab Brasil 2021

Eles produziram um documentário sobre sustentabilidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de dezembro de 2021 - 10:52
A cerimônia de premiação foi marcada por muita música, alegria, orgulho e emoção
A cerimônia de premiação foi marcada por muita música, alegria, orgulho e emoção -

O secretário Estadual de Educação, Alexandre Valle, e o adido de Cooperação e de Ação Cultural do Consulado da França, Alain Arnaudet, participaram da premiação dos ganhadores do projeto FranceEcoLab, no CIEP 449 Leonel de Moura Brizola - Intercultural Brasil - França, localizada no bairro Charitas, em Niterói. Preservação de oceanos e rios, e a luta contra microplásticos foi o tema deste ano, que tinha como objetivo sensibilizar os jovens brasileiros sobre suas responsabilidades ambientais em relação ao Planeta.

Os estudantes que, atualmente, cursam o Nível Médio na rede estadual de ensino alcançaram o lugar mais alto do pódio, ao realizarem um documentário abordando pontos importantes acerca da sustentabilidade global. Os alunos concorreram com cerca de 3000 alunos, de 50 escolas parceiras públicas e privadas. No total, 12 estados brasileiros participaram desta competição, mas o grande vencedor foi o CIEP 449.

Coube à aluna Nicole Cabral, de 18 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na unidade escolar, a importante missão de representar o grupo de 11 colegas de turma no Consulado da França, que fica na cidade do Rio, para trazer o prêmio para o colégio.

"Lembro que no dia, as outras duas concorrentes escolheram defender os seus projetos em português. No entanto, nós persistimos em defender na língua francesa, o que eu acredito tenha sido o diferencial, para nossa escola ganhar mais este prêmio", destacou Nicole Cabral.

A cerimônia de premiação foi marcada por muita música, alegria, orgulho e emoção. A orquestra Geringonça formada por alunos do Colégio CIEP 449, cujos instrumentos são feitos com material biodegradável, fez todo mundo cantar. O coral Bra Fra encerrou o evento.

Cícero Tauli, diretor-geral do Ciep 449, destacou os diversos prêmios que os estudantes da Intercultural Brasil-França já ganharam desde 2016.

"Foram vários prêmios conquistados por eles e, em diversas áreas, como: saúde, esporte, científico etc. Mas o maior prêmio, com certeza, é ver os nossos alunos ingressando nas universidades públicas. Não tem preço olhar eles mudando a vida de seus familiares", orgulha-se o diretor-geral Cícero Tauli.

Depois das apresentações foi feita a entrega dos certificados aos alunos vencedores, além de prêmios e homenagens.

Na ocasião, o secretário de Estado de Educação Alexandre Valle foi homenageado pelos estudantes do colégio, com um acervo riquíssimo contendo trabalhos que foram premiados em diversas competições disputadas pela escola nos últimos anos.

Participaram da cerimônia, o subsecretário de Planejamento e Ações estratégicas, Ricardo Piquet, a superintendente Viviane Torquatto, a Adida de Cooperação Linguística Adriana Davanture, a assessora de Cooperação Educativa e Linguística, Julie Rochette, o diretor-geral, Cícero Tuali e demais autoridades.

O prêmio pela conquista do FranceEcoLab 2021, vai possibilitar a compra de equipamentos mais modernos para a escola, contribuindo para a melhoria na realização de futuros projetos, como, por exemplo, material para compor o laboratório científico, salas de aulas etc.

O secretário Estadual de Educação, Alexandre Valle, parabenizou a todos e celebrou a parceria entre o Governo do Estado e a Embaixada da França.

"Essa parceria é extremamente importante para a educação dos estudantes da nossa rede de ensino, mas enfatizo que nada disso seria possível sem o apoio do governo e do Consulado Francês. Não posso deixar de transmitir aqui o abraço do nosso governador Cláudio Castro aos nossos queridos alunos e dizer que, apesar de estarmos saindo de um período difícil, o governador está mais do que empenhado em tirar nosso Estado da situação crítica em que se encontrava. Estamos arrumando a casa. Não é fácil, mas vamos conseguir, e devolver a qualidade de ensino que nossos estudantes merecem", disse o secretário de Educação Valle.

Matérias Relacionadas