Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Projeto CRAS Itinerante na Praça Marechal Floriano Peixoto

CRAS Itinerante funciona até quarta-feira (8/12), das 9h às 16h

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de dezembro de 2021 - 18:42
CRAS Itinerante na Praça  Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí
CRAS Itinerante na Praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí -

A Prefeitura de Itaboraí, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), está percorrendo a cidade com o CRAS Itinerante. O projeto estaciona na quadra da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, nesta segunda-feira (6/12) até quarta (8/12), das 9h às 16h.

Esta edição além realizar o recadastramento e cadastramento para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico),  também atenderá solicitações de pedidos de segunda via de documentos civis como certidão de nascimento, casamento e óbito.  

"Estamos buscando garantir o primeiro passo para que a população tenha acesso à cidadania, com acesso à documentação civil. Vale ressaltar que esse serviço é responsável por prevenir possíveis violações de direito, por isso a nossa preocupação de estarem mais próximos de todas as famílias que necessitam da política de Assistência Social", comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo.

A Assistência Social ganhará reforço dos cartórios de registro civil da cidade para realizar os serviços. Outra novidade é que a Defensoria Pública estará presente na terça-feira (7/12), é que neste dia acontece também a realização do Programa Cidadania Presente do Conleste.  

O programa busca combater um problema crônico do país: o sub-registro civil. Os números de crianças e adultos brasileiros sem documentos é alto, por isso a proposta do Conleste de percorrer os municípios do Leste Fluminense para ajudar na erradicação da subnotificação do registro civil, além de priorizar processos de registro tardio, através da presença da Defensoria.  

O diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna, relata que sempre foi um desejo seu a implantação deste Programa. “Fico muito feliz em poder estar implantando este projeto através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Muitas vezes as famílias precisam vir à sede do Município para atualizar seu Cadastro Único, às vezes até tem seu benefício bloqueado ou até perdem esse benefício, por falta dessa atualização  e agora este serviço e vários outros irão chegar em cada distrito”, concluiu.

Para falar, justamente desse tema, no dia 07  ocorrerá também no Salão Nobre da sede da Prefeitura de Itaboraí, às 10h, a palestra “A Importância dos Comitês Municipais de Sub-registro e documentação básica” tendo como convidada a coordenadora da superintendência de pessoas desaparecidas e documentação básica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Susam Azevedo. O prefeito Marcelo Delaroli acompanhado do diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna, recebem autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo Municipal para o evento.  

Serviço

CRAS Itinerante

Local: Praça Marechal Floriano Peixoto - Centro

Data: do dia 06/12 até 08/12

Horário: das 9h às 16h

Matérias Relacionadas