UERJ completa 71 anos e promove evento comemorativo
Universidade celebra aniversário no próximo dia 3

No dia 3 de dezembro a Uerj comemora 71 anos, já com o retorno às atividades presenciais, saindo da fase mais crítica da pandemia com evidentes conquistas e estruturadas perspectivas de crescimento. Quando a pandemia impôs restrições à continuidade de diversas atividades, a Uerj conseguiu unida, promover uma pequena revolução, com diversas ações voltadas a sua diversificada comunidade, com a concessão de auxílio alimentação, transporte, suporte digital (chips e tablets para as aulas remotas no Período Acadêmico Emergencial), auxílio creche de (R$ 900,00), bem como a implementação de bolsas, para assegurar a permanência estudantil, e enfrentar a evasão.
Ainda sobre a permanência estudantil, a Uerj criou o Programa Primeira Chance, que tem o objetivo de oferecer estágio em órgãos públicos estaduais aos alunos de graduação oriundos do sistema de reserva de vagas e aos ingressantes pela ampla concorrência que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com isso, vários estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura, Engenharia Civil e Direito já estão atuando no DER/RJ desde agosto.
Estas ações foram possíveis pela inversão de prioridades orçamentárias e repasse dos recursos constitucionais devidos, apesar das restrições financeiras impostas pela União aos Estados, com teto de gastos austero, cortes aos direitos dos servidores e reforma no sistema da Previdência.
Também foram pagos valores referentes às bolsas de licenciatura Pibid e RP, vinculadas à CAPES, de forma emergencial, até dezembro de 2021, tendo em vista o fato de o governo federal não estar cumprindo com o respectivo pagamento desde setembro passado. O reitor Ricardo Lodi Ribeiro, defende a autonomia financeira das universidades e entes federativos, assim, priorizou sua gestão, para tornar a Uerj exemplo de órgão público comprometido com Políticas Públicas Educacionais no Estado do Rio de Janeiro. "A Uerj vem sofrendo ataques de cunho fascista, obscurantista e privatista, com a intenção de frear 71 anos de sua relevante trajetória. Contudo, a Uerj possui projetos e soluções para o Estado do Rio, colocados em prática a partir do contingenciamento dos recursos, possibilitando que o orçamento seja destinado para ampliar a inclusão social, funcionando como agência de políticas públicas para o Estado do Rio", ressalta.
Quanto à expansão e crescimento, temos a incorporação da Uezo, (já na pauta de votação da Alerj), a implantação do Hospital Heitor Hesio Cordeiro em Cabo Frio, com novo campus, que vai abrigar a Faculdade de Medicina, e as novas instalações do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), que vai contar com 43 salas de aula, quatro laboratórios, auditório, biblioteca, quatro quadras poliesportivas e um restaurante. A nova sede da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), terá localização central, próxima da estação de trem e do Terminal Rodoviário de Duque de Caxias.
Assim, na vigência destas realizações, nesta sexta-feira (3), a Uerj terá seu primeiro encontro pós retorno presencial, com cerimônia de Homenagem Especial aos funcionários que completam 25 e 40 anos, servindo ao público do Estado do Rio de Janeiro através da Uerj, sem os quais estes 71 anos não seria possível. Após a homenagem, haverá apresentação do Coral da universidade.
Serviço: Evento comemorativo dos 71 anos da UERJ.
Dia: 03 de Dezembro
Local: Teatro Odylo Costa, filho, Campus Maracanã.
Horário:15h.
Servidores com 25 anos de Uerj em 2021: 137
Servidores com 40 anos de Uerj em 2021: 70