Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Vacina da Janssen

Atualmente o Brasil já recebeu 6,6 milhões de doses do imunizante

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de novembro de 2021 - 22:05
Até o momento, o Brasil recebeu 6,6 milhões de doses da vacina Janssen. Certa de 2 milhões de doses estão em análise no momento, pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)
Até o momento, o Brasil recebeu 6,6 milhões de doses da vacina Janssen. Certa de 2 milhões de doses estão em análise no momento, pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) -

O Ministério da Saúde divulgou nesta última quinta-feira, uma nota técnica orientando que os 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com a Janssen tomem a dose de reforço, no período de dois e seis meses após a primeira aplicação. O recomendado pelo ministério é que seja utilizado a vacina do mesmo fabricante.

A orientação foi dada, com bases nos estudos científicos e que mostraram um aumento significativo na imunidade logo depois da aplicação de mais uma dose da vacina. Ainda mais depois de um intervalo mais prolongado como o de seis meses.

A dose de reforço, aplicada depois desse período, mostraram que os anticorpos aumentaram nove vezes logo após uma semana, com a Janssen. Como mostraram os estudos. Este índice é maior ainda, sendo quatro vezes mais após a aplicação reforçada.

Em nota técnica, uma pesquisa norte-americana citou que a dose de reforço quando é aplicada entre um intervalo de dois meses, fornece 94% de proteção contra covid-19. Já a dose única, o índice é de 75%. O mesmo estudo, mostrou também que os níveis de anticorpos aumentam de quatro a seis vezes com a dose de reforço.

Para as mulheres gravidas, que se vacinaram com a Janssen, a recomendação é que sua dose de reforço seja feita com a vacina Pfizer.

O Ministério da Saúde informa, que a previsão do laboratório é que mais de 2,8 milhões de doses irão ser entregues até o início de dezembro e o resto no final do mês. Em nota, o ministério informou;

“Esses quantitativos são suficientes para a aplicação do reforço de quem se vacinou com a Janssen no intervalo recomendado de até seis meses”.

Matérias Relacionadas