Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Niterói é a cidade mais competitiva do Estado do Rio

O estudo analisa a capacidade competitiva das 411 cidades

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de novembro de 2021 - 07:15
Parque da Cidade
Parque da Cidade -

Niterói se manteve em primeiro lugar entre as cidades do estado do Rio de Janeiro na segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo analisa a capacidade competitiva das 411 cidades com mais de 80 mil habitantes do País. Niterói é o único representante do estado entre os 50 municípios do Brasil que mais priorizam as políticas públicas, atendem as necessidades da população e conseguem gerar um ambiente de negócios favorável.

Niterói se destacou, principalmente, em três pilares, com avanços em relação aos resultados do último ranking. Saneamento (saiu do 12º para ocupar o 8º), Inovação e Dinamismo Econômico (saiu do 36º para ocupar o 20º) e Capital Humano (saiu do 33º para ocupar o 11º). De acordo com o ranking, o município está entre as cidades com os melhores números do País em cobertura de abastecimento de água, cobertura da coleta de resíduos domésticos, cobertura do tratamento de esgoto e destinação do lixo.  

"Esse resultado mostra que o trabalho de gestão fiscal desenvolvido em Niterói desde 2013 se reflete em melhor qualidade de vida para os niteroienses. Estamos alinhados com a tendência mundial de prioridade à sustentabilidade, com ações que são referência no país. Não vamos medir esforços para fazer Niterói avançar cada vez mais, com sustentabilidade urbana e justiça social", afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), a definição de competitividade, sob a ótica da gestão pública, diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público, em seus territórios de responsabilidade, na promoção do bem estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável.

Todas as cidades foram avaliadas a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios: Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Para conferir todas as informações sobre o estado do Rio de Janeiro no Ranking de Competitividade dos Municípios, acesse: https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/.

Sobre o CLP (Centro de Liderança Pública) - O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

Matérias Relacionadas