Moradores de condomínio no Rio do Ouro, em São Gonçalo, denunciam irregularidade no abastecimento de água
Gastos com caminhão-pipa já ultrapassam os R$ 30 mil
Moradores do condomínio de prédios Jardim Pendotiba, em Rio do Ouro, São Gonçalo, denunciam o descaso da Cedae com o abastecimento de água dos três prédios e as áreas comuns do condomínio. Segundo moradores e a administração do prédio, o problema é recorrente e a companhia de água não dá maiores explicações sobre o problema para os moradores.
Segundo o administrador do condomínio, Rolando César, os moradores muitas vezes precisam comprar carros-pipa e o gasto já ultrapassa R$ 30 mil, além dos transtornos causados pela falta d'água.
"Além de gastar todo esse dinheiro com caminhão de água tem todo o transtorno aos condôminos porque tem vezes que precisa ter racionamento de água, com horário certo para os moradores abrirem a torneira, tem evento que precisa ser cancelado, às vezes tem família que pagou bouffet o ano inteiro e não pode fazer a festa porque não tem água.", disse o administrador. "Pra mim é horrível eu voltar pra casa sabendo que aqui no prédio tem mais de 400 famílias sem água até pra fazer café", completou.
"O pior de todo esse gasto com pipa é que, como a água da pipa vai direto pra cisterna, quando ela sobe para nossas casas, ela passa pelo hidrômetro individual, ou seja, a gente paga água duas vezes: a pipa e a conta de água que continua chegando", disse Luiz Vargas, um dos moradores do condomínio.
Um dos grandes problemas para os moradores é que a companhia de água não dá esclarecimentos acerca da bomba elevatória e os custos com os caminhões-pipa, além da água enviada pela companhia não dar vazão a todas as famílias, já que a água não chega com regularidade no local, o que faz com que o condomínio passe intervalos de três a cinco dias sem abastecimento.
Questionada, a Cedae informou que deixou de operar no município no dia 1º de novembro por causa da concessão. Agora, o abastecimento de bairros de São Gonçalo está a cargo da concessionária Águas do Rio.
Questionada, a Águas do Rio informou que "enviou, hoje (24), uma equipe técnica ao local e, após vistoria, verificou que o abastecimento está ocorrendo normalmente. A concessionária não identificou nenhuma solicitação de serviço aberta referente ao problema nos sistemas ou nos canais de atendimento. A Águas do Rio reforça que está à disposição dos clientes por meio do WhatsApp ou call center pelo número 0800 195 0 195".