Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Hemonúcleo de São Gonçalo convoca população no Dia do Doador de Sangue

Data é celebrada na próxima quinta-feira, 25

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de novembro de 2021 - 11:39
Mais de 20 bolsas de sangue são usadas por dia em São Gonçalo
Mais de 20 bolsas de sangue são usadas por dia em São Gonçalo -

Um verdadeiro gesto de amor ao próximo, que pode salvar vidas. Assim pode ser definida a doação de sangue. No Dia do Doador de Sangue, comemorado no próximo dia 25 de novembro, o Hemonúcleo de São Gonçalo vai realizar uma recepção especial para prestigiar os que comparecerem para realizar a doação. O espaço faz campanha permanente para que o estoque de sangue aumente.

O Hemonúcleo de São Gonçalo atende todos os hospitais municipais da cidade e precisa, constantemente, que o estoque seja renovado. Diariamente, mais de 20 bolsas de sangue são usadas na cidade. E, nem sempre, elas são repostas na mesma proporção. Por isso, a necessidade de conscientização da doação entre a população é muito importante.

“O local está com estoque em baixa e necessita de doadores. Antes da doação, os candidatos passam por uma triagem e os funcionários avaliam se a pessoa está ou não apta para a doação”, disse a coordenadora do local, Juliana Karine Santos.

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar, no mínimo, 50 quilos; não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Covid-19 – Para a doação, todos os protocolos de segurança são seguidos, sem oferecer nenhum risco ao doador. O gonçalense que teve Covid-19 pode fazer a doação normalmente, desde que já tenha passado 30 dias de cura. O objetivo é evitar a contaminação da doença no ambiente da unidade de saúde. Vale ressaltar que não há confirmação de contaminação do coronavírus por transfusão de sangue.

Endereço – O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O espaço atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: 2605-6795.

Matérias Relacionadas