Estátuas de Paulo Gustavo e Dona Hermínia são inauguradas no Campo de São Bento, em Niterói
Evento de inauguração contou com presença da mãe do artista e de Thales Bretas

Foi inaugurada nesta segunda-feira (22) no Campo de São Bento, em Icaraí, a estátua do ator Paulo Gustavo e também uma estátua da Dona Hermínia, personagem icônico criado e interpretado pelo artista niteroiense que morreu em maio deste ano por causa da Covid-19. As duas estátuas têm 1,82 metro de altura e estão sendo instaladas no aniversário da cidade, que completa 448 anos de fundação.
No local estavam presentes o prefeito Axel Grael, o ex-prefeito Rodrigo Neves, uma multidão de cerca de 2000 pessoas que foram prestigiar a inauguração dos monumentos, além de, claro, o viúvo de Paulo Gustavo, Thales Bretas, a mãe do artista, Déa Lúcia, e parentes do artista.
"Meu filho sempre amou essa cidade. Tudo que ele fazia era pensando em Niterói, ele sempre pensava em Niterói quando ia fazer um filme, uma série. Ele ajudou muito a colocar Niterói no mapa", disse a mãe do artista, que também era sua musa inspiradora. No evento, Thales Breta também falou e citou que Paulo Gustavo o ensinou a 'aprendeu muito com o amor de Paulo por Niterói'.
"Eu só tenho a agradecer. Eu aprendi muito com o amor de Paulo por Niterói. Eu amo essa cidade, amo o pessoal daqui e tenho certeza que a cidade também ama o Paulo como ele amava todo mundo aqui, então essa homenagem é muito linda e muito simbólica.", disse Thales.
"Pela ansiedade da população e o carinho de todos, há um grande amor pelo Paulo Gustavo, e ele amou tanto esse espaço aqui [Campo de São Bento], amou tanto a cidade de Niterói e ele precisa ser eternizado nesse lugar, nessa área verde, um lugar que ele retratou nos filmes dele então a estátua é uma forma de a gente eternizá-lo aqui nesse local. Tem muita expectativa, as pessoas estão muito querendo tirar fotos e é para isso que a gente fez.", disse o prefeito Axel Grael.
As duas estátuas são apenas algumas das várias homenagens da cidade ao artista que sempre colocava pontos turísticos e lugares icônicos do município em seus filmes, que frequentemente se passavam na cidade sorriso. Entre as homenagens estão a mudança do nome da Rua Coronel Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo, uma projeção do rosto do ator e a frase 'rir é um ato de resistência', que se tornou uma fala emblemática do comediante durante a pandemia.
Entre outras homenagens estão a criação do Dia Estadual do Humor pela Alerj, que criou a data para ser celebrada no dia 30 de outubro, data de aniversário do ator. No próximo mês, a Prefeitura de Niterói vai inaugurar o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, que incluirá pontos famosos da cidade exaltados nas obras do comediante.