Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Prefeitura de Itaboraí realiza campanha de conscientização no Novembro Azul

Ação, que ocorreu Avenida 22 de Maio, teve o intuito de levar informação a pedestres e motoristas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de novembro de 2021 - 20:00
Novembro Azul: ação foi realizada nesta terça-feira (16), no Centro de Itaboraí
Novembro Azul: ação foi realizada nesta terça-feira (16), no Centro de Itaboraí -

Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata e alertar para os cuidados de saúde para o homem, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou uma intervenção urbana, na manhã desta terça-feira (16/11), no Centro. A ação, que integra a programação da campanha Novembro Azul, teve o intuito de levar informação a pedestres e motoristas na Avenida 22 de Maio.

A atividade começou cedo em frente à sede do Executivo itaboraiense, na Praça Marechal Floriano Peixoto. Acompanhado de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, o chefe da pasta, Sandro Ronquetti, fez um pronunciamento enfatizando a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de próstata.

"O homem tem muita dificuldade de se cuidar, mas é necessário. O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem uma probabilidade de cura enorme. Essa ação começou no Centro, mas vamos ampliar as ações também para as unidades de saúde para levar conscientização. As unidades estão prontas para atender os homens e encaminhá-los para fazer exames. Entendemos que prevenir é a melhor solução", destacou o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti.

Também participaram da ação os secretários municipais de Esporte e Lazer, Lenon Coutinho; de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez; e de Compras, Licitações e Contratos, Edna Ferreira da Silva. Após o discurso, os profissionais de saúde levaram cartazes e panfletos informativos para pedestres e motoristas na Avenida 22 de Maio. Neste ano, a campanha do Novembro Azul amplia a conscientização para os cuidados de saúde integral do homem, expandindo o foco para além do câncer de próstata.

"O homem na sua evolução histórica é educado com mitos e crenças, uma delas é que não precisa procurar o médico. Mas essas crenças e mitos, muitas vezes, colocam o homem em uma posição de vulnerabilidade para vários tipos de doenças, que poderiam ser evitadas e prevenidas, se diagnosticadas precocemente. Cuidar da saúde também é coisa de homem", afirmou o coordenador de Saúde do Homem, Fernando Lemes.

Matérias Relacionadas