Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,804 | Euro R$ 6,302
Search

Chuvas causam alagamento no Colubandê, em São Gonçalo

Segundo moradores, problema existe há mais de 30 anos por conta de manilhamento inadequado

relogio min de leitura | Escrito por Daniel Magalhães | 02 de novembro de 2021 - 15:51
Família precisou tirar água do quintal com baldes durante toda a tarde de ontem
Família precisou tirar água do quintal com baldes durante toda a tarde de ontem -

Uma das poucas certezas que os gonçalenses têm é que depois de um intenso dia de chuva, vêm os alagamentos. A situação é a mesma em diferentes bairros, sejam mais afastados ou próximos do Centro. O bairro Colubandê é um dos que sempre passam por situações complicadas assim que as primeiras gotas de chuva começam a cair do céu. Além de sofrer com o aguaceiro, os moradores também precisam lidar com o antigo sistema pluvial que não tem vazão para o grande fluxo de água que passa pelo local e acaba inundando a região.

Os moradores da Rua Ipacaraí, no Colubandê, já sabem que nos primeiros sinais de chuva, seja fraca ou forte, terão dor de cabeça pela frente e precisarão arregaçar as mangas para impedir que a água entrem em suas casas. Luã Lima, a esposa Aliny e a mãe Maria das Graças Fonseca, que moram na rua, passaram a última segunda-feira (1º) tirando água do quintal alagado com baldes para evitar problemas maiores dentro de casa. O problema, segundo eles, persiste há mais de 30 anos.

Buraco que família cavou para dar vazão a água da chuva não foi suficiente para escoar a chuva
Buraco que família cavou para dar vazão a água da chuva não foi suficiente para escoar a chuva |  Foto: Arquivo Pessoal
 

Maria das Graças, que mora no mesmo local desde 1987, diz que este é um problema constante, e a causa é o antigo sistema de manilhas que percorre a rua. As manilhas foram cedidas aos moradores para construção da galeria de águas pluviais pela própria prefeitura durante a gestão de Hairson Monteiro, em 1988. Hoje em dia, a estrutura, que foi construída passando pelo seu quintal, claramente não comporta o aumento no número de casas no bairro.

"Quando foi comprado esse terreno já existia essa vala sem manilha e depois ouve a necessidade de manilhar, tanto que a gente construiu três muros e todos eles caíram por causa da água", disse Maria.

"Essas manilhas foram instaladas na década de 80. Manilhas essas cedidas pela prefeitura, porém instalada pelo pai da minha esposa, mas com o passar dos anos a própria prefeitura foi jogando água de tudo quanto é lugar para essa rede de manilha", completou Luã.

Autor: Reprodução | Descrição:
 

Outro problema citado pelos moradores é que vizinhos começaram a fechar a saída da água que passavam por seus terrenos, o que acabou piorando a situação para eles, já que a água retida transborda no quintal. Para tentar aliviar o problema, eles abriram uma vala na calçada, mas nem mesmo o improviso é suficiente para escoar toda a água da chuva. 

"Os outros moradores viram que estavam tendo prejuízo e começaram a fechar a saída da água e o problema veio para nós. A gente abriu um buraco na rua e mesmo com esse buraco na rua ainda temos prejuízo porque não tem por onde a água escoar, nós temos quatro válvulas de contenção, mas não resolve, começa a vazar pelas válvulas também", disse Aliny.

Segundo eles, a Prefeitura de São Gonçalo e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano já estão cientes do problema. A sugestão deles é que o curso da água que passa pelo local seja desviado para a rede principal, que passa pela rua mais movimentada, para evitar os alagamentos nas ruas transversais e dentro do quintal deles, o que só pode ser feito pela poder público, por conta da complexidade da intervenção. A Prefeitura ainda não se pronunciou.

Os próprios moradores precisam colocar a mão na massa para evitar alagamentos em suas casas
Os próprios moradores precisam colocar a mão na massa para evitar alagamentos em suas casas |  Foto: Filipe Aguiar
 

Matérias Relacionadas