Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Caminhada Rosa alerta para prevenção ao câncer de mama em Itaboraí

Evento também contou com feira de capacitação para empreendedores

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de outubro de 2021 - 16:47
Evento foi realizado na manhã deste sábado (16)
Evento foi realizado na manhã deste sábado (16) -

Ruas do centro de Itaboraí tomadas em tons de rosa. Foi assim que começou a manhã deste sábado (16), com a participação da população na Caminhada Rosa, que alerta para prevenção ao câncer de mama. Iniciativa da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), o evento integra as ações da campanha Outubro Rosa.

Acompanhado da família, o prefeito Marcelo Delaroli participou de todo o percurso, que teve como ponto de partida e chegada a Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. Agentes da Guarda Municipal de Itaboraí interditaram parcialmente as vias do trajeto para garantir a segurança dos participantes e evitar congestionamentos.

"É um orgulho poder colaborar com essa causa ao lado da minha família e de mulheres tão guerreiras. Sabemos o quanto é importante conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama e incentivar os cuidados com a saúde", enfatizou o prefeito.

Embora o município se encontre na bandeira verde, os participantes foram orientados a manter todos os protocolos de saúde, como a utilização de máscaras. A diretora do Departamento de Assistência às Políticas Estratégicas da Atenção Primária à Saúde (APS), Flávia Vilas Boas, ressaltou que o principal objetivo da caminhada é levar informação para as mulheres itaboraienses.

"É fundamental sensibilizar a população, principalmente as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto antes for descoberta a doença, mais chances de eficiência no tratamento", destacou a diretora.

Na batalha contra a doença desde 2019, a professora Ana Cláudia Busquet, de 51 anos, conta que encontrou um nódulo durante um autoexame, após sentir dores no braço. Moradora de Manilha há mais de 40 anos, a docente alerta que essa deve ser uma luta para todas as mulheres.

"Por isso é muito importante fazer o autoexame. Descobrindo a doença cedo, tem cura. A luta contra o câncer de mama é por nós, pelas nossas filhas, nossas mães, nossas tias, por todas as mulheres", disse.

Também estiveram presentes na caminhada os secretários municipais de Esporte e Lazer, Lenon Coutinho; de Agricultura, Abílio Pereira; de Habitação e Serviços Sociais, Sheila Rodrigues.  Além da presidente do Itaprevi, Joana Lage, e vereadores.

Após o percurso, para manter o ritmo dos exercícios, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) promoveu diferentes atividades na quadra de esportes da praça, entre elas aulões de Zumba, Taekwondo, Crossfit e Muay Thai.

Fechando o sábado, as secretarias de Saúde e de Cultura promovem o lançamento do livro “Mulheres Maravilhosas e suas histórias inspiradoras” da autora Márcia Fernandes Ferreira, no Itaboraí Plaza Shopping.

Empreendedorismo regional em foco no município

Após a realização da Caminhada Rosa, o entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto se tornou palco da 1ª Feira do Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária da região. Com a participação de 150 empreendedores, a feira regional tem o objetivo de identificar, mapear, cadastrar, valorizar, fomentar e fortalecer os negócios dos trabalhadores da Economia Criativa e Solidária de cinco municípios do Leste Fluminense: Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Maricá e Tanguá.

A feira começou às 10h e vai até as 22h, com exposição de artes, artesanato, gastronomia, agricultura familiar, cosméticos naturais, recreação, música, dança, teatro, oficinas, tenda terapêutica, stands do Centro do Empreendedor, do Trabalho e Renda, do Conleste e muito mais.

"O objetivo é unificar todos os empreendedores da nossa região. A maioria dos expositores diretamente empregam uma, duas ou três pessoas, por isso é tão importante o incentivo do município, proporcionando oportunidades e espaços para que esses trabalhadores possam gerar renda", disse o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula.

Matérias Relacionadas