Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Carnaval 2022: Folia do Viradouro inicia escolha de hino oficial em Niterói para o enredo 'Yuri Yuba - Jurujuba'

Apresentação dos 7 sambas concorrentes será nesse domingo (17), na quadra de ensaios da agremiação, em Santa Rosa, com público reduzido e adoção de outras normas protocolares de prevenção contra a covid-19

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de outubro de 2021 - 15:18
A Folia do Viraadouro vai homenagear Jurujuba
A Folia do Viraadouro vai homenagear Jurujuba -

A exemplo do que vem ocorrendo no Carnaval do Rio de Janeiro, o mundo do samba em Niterói já começa a se mobilizar com vistas à folia em 2022, que está mantida pelas autoridades, desde que a pandemia provocada pelo novo coronavírus esteja definitivamente vencida. Pensando assim, os sambistas da Escola de Samba Folia do Viradouro, uma das agremiações do Grupo Principal da 'Cidade Sorriso' dará, nesse domingo (17), a partir das 18h, início ao concurso criado para escolher o hino oficial para o enredo 'Yuri Yuba - jurujuba', de autoria do carnavalesco Bruno Faria, a ser apresentado no ano que vem. Cumprindo todos os protocolocos estabelecidos pelas autoridades de Saúde, a direção da vermelha e branca está organizando o evento com público limitado, na quadra de ensaios, na Rua Mário Viana, em Santa Rosa, para evitar aglomeração, alem de outras normas de prevenção, como uso de alcoogel.   

Sete sambas foram inscritos para o concurso, que irão fazer a primeira apresentação para a avaliação dos segmentos da Comissão interna de Carnaval e da comunidade do Viradouro. As parcerias são as seguintes pela ordem de inscrição que foi feita por seus integrantes: 1-Edu Cigano, Soares do Cavaco, Gouveia, Eduardo Poeta,Cadinho,Jhonathan e Paulo Beckham/2-Dudu Oliveira, Wiliam Neves,Cristiano, Roola, Dito,Jander Lourenço,Maycon França e André Quintanilha/3-Maia, GBB,João Paulo,Júlio Perez,Franco e Leandro/4-Gegê Fernandes, Robson Ramos, Anderson Kibba, Vinicius Xavier,Ruan Viradouro e Kikiquinho Viradouro/5-Suely Soares e Robertinho do Batuck/6-Fred RP, Ivan da Wanda, Afrânio e Téo de Mertiti/7-Alisson, Carlinhos,Ana Letícia,Janderson, João Carlos e Jorge Rã.     

A Folia do Viradouro levará para o desfile oficial o enredo 'Yuri Yuba', que vai homenagear Jurujuba,um dos mais tradicionais bairros da Zona Sul de Niterói. Pelo segundo ano consecutivo, o carnavalesco Bruno Faria assina o tema escolhido pela escola, que vai desde as origens daquela região, com as habitações indigenas, até os dias atuais, passando pelo progresso e a expansão urbana de Niterói. Com praias e recantos naturais belíssimos, o lugar tem pontos históricos significativos, como a Fortaleza de Santa Cruz, erguida para proteger a cidade das invasões inimigas pelo mar, em meio ao processo de colonização portuguesa. 

A Folia do Viradouro é a atual vice-campeã dos desfiles oficiais do Carnaval de Niterói, que na última edição, 2020 , teve a Magnólia Brasil como vencedora no Grupo Principal. Filiada à União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn), a vermelha e branca de Santa Rosa tem quatro títulos na cidade, nos anos de 2012, e 2015, 2016 e 2017, é é motivo de orgulho para a comunidade do Viradouro.   

Matérias Relacionadas