Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Moradores e comerciantes do Laranjal denunciam abandono de Casa do Futuro

O projeto visava levar acessibilidade digital para as pessoas do bairro

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 05 de outubro de 2021 - 17:43
A Casa do Futuro do Laranjal tem o espaço depredado
A Casa do Futuro do Laranjal tem o espaço depredado -

Prédios depredados, ar condicionados roubados, pichações, mato crescendo. Esse é o cenário que é visto por aqueles que passam pela esquina da Avenida Bispo Dom João da Mata com a Rua Imbitiba, no Laranjal, bairro de São Gonçalo. É lá que está, ao lado do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, o projeto conhecido como 'Casa do Futuro Pastor Mauro Israel Moreira' (ou Portal 24 Horas), que visava possibilitar que pessoas do bairro tivessem acesso à internet. Hoje, o OSG confirmou que o projeto, na verdade, ficou no passado e o prédio está abandonado à própria sorte, colocando em risco também os moradores do bairro.

A Casa do Futuro foi um projeto implementado em vários bairros de São Gonçalo. Ela tinha como objetivo possibilitar que todas as pessoas, inclusive as mais carentes, tivessem acesso á internet no fim dos anos 90. Com a popularização do computador e até do celular, os Portais 24 Horas foram ficando esquecidos, mas, isso não quer dizer, que o espaço ainda não possa funcionar para outros fins no bairro do Laranjal.

Foi um servidor público de 44 anos, que preferiu não se identificar, quem contou um pouco ao OSG sobre a situação do espaço. "Alguns outros Portais 24 Horas em São Gonçalo foram remodelados e viraram espaços de curso de dança e de cursos tecnológicos, por exemplo, menos o do Laranjal, que está depredado há alguns anos, há alguns governos. Prefeitos anteriores já foram no local e se responsabilizaram a fazer algo pelo espaço e não fizeram. O espaço está sendo depredado por vândalos e o mais espantoso é que ele fica ao lado de um colégio municipal. Para mim, a solução já está dada e seria anexar esse espaço ao colégio e transformar esse espaço em um laboratório de informática, de ciências", contou ele. 

As janelas do local estão depredadas e o mato crescendo
As janelas do local estão depredadas e o mato crescendo |  Foto: Filipe Aguiar
 

Ainda no local, outras pessoas denunciam a falta de cuidado dos órgãos municipais com o espaço. Um morador do bairro, que preferiu não se identificar, relembrou os tempos em que o espaço funcionava.

"Tem um tempo que isso não funciona mais. Eu lembro que antes o morador que quisesse fazer currículo ou usar a internet ia lá. Tinha ar condicionado e tudo para o pessoal que quisesse fazer pesquisa, tudo gratuito. Depois que parou de funcionar, a Prefeitura vinha aqui e tirava o mato, eles também deixavam guardas vigiando. Agora, tudo foi abandonado, o mato cresce e ás vezes eles tiram, o ar condicionado foi roubado e o pessoal daqui do bairro não consegue nem pesquisar nada mais", contou o aposentado. 

Pessoas que trabalham na área também comentam que o espaço abandonado é utilizado por criminosos para cometer crimes. "Está tudo pichado e nada funciona mais. Era muito bom para o bairro, mas agora é utilizado por criminosos que se escondem ali de noite e assaltam quem passa pelo local. É muito perigoso!", contou o rapaz que preferiu permanecer no anonimato. 

Quem também detona a falta de cuidado do local é um outro trabalhador da área. "Em 2017, tinham famílias de moradores de rua dormindo ali. Bandidos também ficavam ali e roubaram tudo que tinha no espaço", afirmou ele. 

Alguns ar condicionados do local foram roubados, segundo moradores
Alguns ar condicionados do local foram roubados, segundo moradores |  Foto: Filipe Aguiar
 

Além do espaço no Laranjal, existiam mais sete casas do Portal 24 Horas em São Gonçalo (Lindo Parque, Santa Luzia, Barro Vermelho, Trindade, Porto do Rosa, Centro e Boaçu).

A Secretaria de Educação informou, por meio de nota, que as demandas do local já foram identificadas e que o projeto para transformá-lo em laboratório de informática para os alunos do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho já está em andamento, com previsão de inauguração para o próximo ano letivo.

Matérias Relacionadas