Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Alexandre Garcia defende medicamentos ineficazes e é desmentido ao vivo; veja o vídeo

Jornalista já fez defesa dos medicamentos em outras ocasiões

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de setembro de 2021 - 17:16
Alexandre Garcia fez uso de medicamentos cientificamente comprovados como ineficazes
Alexandre Garcia fez uso de medicamentos cientificamente comprovados como ineficazes -

O jornalista e comentarista da CNN Brasil, Alexandre Garcia, foi desmentido ao vivo após uma fala em defesa do uso de medicamentos ineficazes contra a Covid-19, durante o programa "Novo Dia", nesta sexta-feira (24). Garcia falava sobre as denúncias envolvendo a operadora de saúde Prevent Senior, acusada de promover um estudo sigiloso com o uso de medicamentos sem comprovação científica em pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19. De acordo com a denúncia, houve a ocultação de mortes de pessoas medicadas com cloroquina.

Durante sua participação no quadro "Liberdade de Opinião", o jornalista afirmou que os "remédios sem eficácia ajudaram a salvar milhares de vidas durante a pandemia". "Os tais remédios sem eficácia comprovada salvaram milhares de vidas sendo aplicados imediatamente, mesmo antes do resultado do teste. É na fase 1, na fase 2 às vezes evitam hospitalizações. Na fase 1 sempre evitam hospitalizações, sempre evitam sofrimento. Na fase 3 são ineficazes, depois que a pessoa já está hospitalizada ou intubada. [...] Essa questão de eficácia comprovada a gente só vai saber daqui uns três anos. Agora tudo é experimental", disse Alexandre Garcia.

Ao final da participação do comentarista, a apresentadora Elisa Veeck desmentiu a fala de Garcia e reforçou que as opiniões dos comentaristas da CNN Brasil não refletem a posição da emissora. "Reitero sempre para vocês que nos acompanham que as opiniões emitidas pelos comentaristas do quadro não refletem necessariamente a posição da CNN. E mais um acréscimo aqui neste fim do quadro de hoje, a CNN ressalta que não existe um tratamento precoce comprovado cientificamente para prevenir a covid-19. O que a ciência mostra é que a prevenção, com o uso de máscaras e a vacinação, são as únicas maneiras de combater a pandemia", afirmou a jornalista.

Alexandre Garcia já foi desmentido ao vivo em outras circunstâncias. Ainda no ano passado, em julho, Alexandre Garcia fez menção ao uso do medicamento ineficaz, no primeiro dia do quadro "Liberdade de Opinião", dizendo que o presidente Jair Bolsonaro "é a comprovação científica de que o uso da hidroxicloroquina dá certo".

O comentarista também já se desentendeu com o apresentador Rafael Colombo depois de ser contrariado quando defendeu que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tinha "todo o direito" de publicar um decreto proibindo governadores e prefeitos de decretarem restrições para o controle de coronavírus. Em resposta, Garcia disse, ironicamente, que "não estava sendo entrevistado" ao ser questionando por Colombo.

Vale ressaltar que cientistas e pesquisadores são enfáticos ao afirmarem que não há medicamentos para tratar ou prevenir a Covid-19. A única maneira de manter-se seguro do vírus e tomando a vacina no posto de saúde mais próximo de sua casa, usando máscara, passando álcool em gel com frequência e mantendo o distanciamento social.

Matérias Relacionadas