Prefeito de Maricá e reitor da Uerj acertam parceria para instalação de campus no município

Fabiano Horta e Ricardo Lodi se reuniram com secretariado para ajustar criação de cursos

Escrito por Redação 15/09/2021 16:37, atualizado em 15/09/2021 17:21
Reunião discutiu os primeiros passos para criação do campus
Reunião discutiu os primeiros passos para criação do campus . Foto: Divulgação/Uerj

Uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Prefeitura de Maricá poderá garantir a presença de educação superior pública no município. O primeiro passo foi dado nesta terça-feira (14), em reunião entre representantes das duas instituições, que confirmaram a intenção de tornar concreta a proposta de instalação de um polo local, englobando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O encontro contou com a presença do prefeito Fabiano Horta e do reitor Ricardo Lodi, além de secretários municipais, do vice-reitor e dos cinco pró-reitores da Uerj. “Hoje foi lançada a pedra fundamental. Agora vamos avançar dos pontos de vista jurídico e técnico, para disponibilizar inicialmente, ainda neste ano, cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu e, em perspectiva de um prazo um pouco maior, cursos de graduação presencial. O objetivo é que tenhamos um campus da Uerj no município de Maricá”, explicou Lodi.

O prefeito destacou que a presença de uma universidade pública era um desejo antigo da cidade. “Estamos aprofundando o diálogo e avançando na busca da construção de cursos de graduação em Maricá. Isso é muito importante porque acreditamos que essa interação de território é um saber acadêmico que constrói o futuro da cidade”, frisou Fabiano Horta.

De acordo com o reitor, a iniciativa faz parte do desenvolvimento do projeto de interiorização da Universidade. “Sempre estivemos motivados a levá-la para próximo do cidadão fluminense. A Uerj não é somente do município do Rio de Janeiro, nem apenas do Maracanã; é do Estado do Rio e, sempre que possível, vai cumprir esse papel institucional de se interiorizar”, concluiu, acrescentando que a instituição já está presente em outras sete regiões (Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Ilha Grande.)

Após a conversa, a comitiva da Uerj visitou o Cine Henfil, no Centro, e as orlas Zé Garoto, no Boqueirão, e da Barra de Maricá. A visita foi finalizada na Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), onde o presidente Olavo Noleto mostrou projetos em desenvolvimento pela prefeitura nas áreas de desenvolvimento urbano, tecnologia, indústria, turismo, saúde e sustentabilidade.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas