Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Prefeitura e Universo qualificam guardas municipais de Niterói

O evento de formatura ocorreu hoje (15), no Barreto

relogio min de leitura | Ana Carolina Moraes 15 de setembro de 2021 - 16:43
Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura e Universo qualificam guardas municipais de Niterói

"É um orgulho para Niterói ter uma Guarda Municipal com qualidade e que dá orgulho. Lembro de quando comecei na Prefeitura de Niterói, em 2013, com o então Prefeito Rodrigo Neves e tínhamos cerca de 300 guardas. Hoje, temos mais de 700 homens atuando e com qualificações. Com isso, temos os meios necessários para cumprir nossa missão de segurança pública e vemos como a Guarda vem prosperando com excelência nesse quesito. Niterói vem sendo uma boa referência para outras cidades e países". Esta foi a fala de exaltação dita pelo prefeito Axel Grael na manhã desta quarta-feira (15), no Auditório Antônio Cláudio Nogueira, na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, bairro de Niterói, durante a formatura dos Guardas Municipais nos Cursos de Qualificação Profissional I e II. O projeto contou com o apoio da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), que também ofereceu um curso de Pós-Graduação em Gestão Pública para os guardas.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura e Universo qualificam guardas municipais de Niterói
 

Os cursos contavam com aulas práticas e teóricas. O Curso de Qualificação Profissional I pode ser feito pelo guarda que completa 10 anos na corporação, já o Curso de Qualificação Profissional II é para aquele que quer se especializar ao completar 20 anos na corporação. Os dois cursos não são obrigatórios, mas são necessários para aqueles que querem ascender nos cargos da Guarda Municipal de Niterói. Ao todo, 50 alunos se formaram hoje, sendo 24 de uma turma e 26 de outra. A turma de pós-graduação reuniu os guardas das duas turmas dos Cursos de Qualificação Profissional que possuem graduação.

Os guardas interessados em participar das próximas turmas, que abrem no início do próximo ano, devem cumprir os requisitos e se inscrever no edital. Caso os guardas sejam de municípios como São Gonçalo, Macaé, Maricá e Rio Bonito, eles podem ser selecionados para participar através de convites. Hoje, além de Niterói, haviam representantes políticos destas regiões na cerimônia de formatura. A turma do Curso I recebeu o nome de Arariboia e a do Curso II é denominada GCM Leonardo Dutra de Freitas.

Adriana da Silva Souza de Sá, que se formou no Cursos de Qualificação Profissional II, prestes a completar 20 anos na Guarda Civil Municipal de Niterói. Ela, que mora em São Gonçalo e possui 40 anos, conta que o que os guardas querem, com essa especialização, dar um foco maior na ciência.

"Eu era uma estudante normal quando entrei na Guarda Municipal. Eu fiz prova para vários concursos e acabei passando para esse e adorei. A Guarda Civil Municipal de Niterói quer sair do achismo e entrar no campo da ciência, estamos treinando profissionais para isso. A prova disso é que para concluirmos os cursos nos quais nos formamos hoje, tivemos que fazer um artigo científico. Todos os nossos artigos serão reunidos na terceira edição da revista científica chamada 'Revista Científica Guardiões de Niterói' e o mesmo ocorreu com as edições anteriores. Com o que aprendemos no curso, estamos mais instruídos a chegar na rua e ajudar nossos comandados também para as pautas das ciências. É com uma educação corporativa que a Guarda Civil de Niterói busca valorizar seus profissionais para que eles realizem um melhor serviço para a sociedade", contou ela.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura e Universo qualificam guardas municipais de Niterói
 

Quem também falou com o OSG foi Francisco Lima Torres, o Major Torres, atual diretor de ensino e pesquisa na Secretaria de Ordem Pública, sendo um dos responsáveis pelos cursos. Ele é um policial aposentado e tem 59 anos, sendo, destes, 34 como PM.

"Temos 30 docentes de todas as áreas atuando nesses cursos. Esta é a quarta versão dessas especializações. O nosso principal objetivo é empoderar os guardas que vão conduzir a instituição com ferramentas de gestão para que eles possam desenvolver o trabalho da melhor forma possível, incluindo, por exemplo, saber lidar com a gestão de conflitos, dentre outras coisas. Para mim, estar aqui hoje, após três meses de cada curso de qualificação, vendo eles se formando é um grande orgulho, é como se fossem filhos para mim, é um grande crescimento institucional", afirmou ele.

Sobre o apoio da Universo no projeto, o Major afirmou que foi fundamental. "Cada guarda ganha 10% a mais em seu salário quando conclui uma pós-graduação, além de ter uma melhor qualidade de vida e uma especialização com um título acadêmico. Então, é importante para nós termos esse apoio de uma faculdade do tipo", afirmou ele.

Além de Axel Grael, na formatura também estava Paulo Henrique Azevedo, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) de Niterói, que falou que os cursos de qualificação estão no plano de 10 anos que a Prefeitura está criando para melhorar ainda mais a segurança do município.

"A gente está percebendo algo fundamental que é a qualidade na prestação de serviço e é impossível falar em melhoria sem a citar o servidor que vai prestar esse serviço. Temos um plano de desenvolvimento da guarda de 10 anos e temos perseguido isso todos os dias. É um trabalho a longo prazo que vai fazer valer a ordem pública da cidade", afirmou.

No evento, Axel Grael prometeu aumentar a Guarda Municipal de Niterói para 1000 agentes, o número máximo de guardas permitidos no município. "Quero anunciar o nosso compromisso de seguir avançando no fortalecimento da Guarda Municipal para que a presença desta seja cada vez mais decisiva no enfrentamento à violência. Esses cursos profissionalizantes só mostram o quanto temos investido no crescimento da Guarda Municipal", contou Axel que também reforçou que esta é uma das ideias do plano a longo prazo de melhoria na segurança do município citado por Paulo Henrique Azevedo.

Anderson Freire, que há 9 anos é diretor geral do Campus Niterói da Universo, especificou que a parceria mostra que a universidade vem cumprindo seu papel com a sociedade. "Cumprimos um papel social e pedagógico de desenvolver as habilidades e competências num ente público que serve à população e que precisa cada vez mais estar qualificado para ajudar nos conflitos sociais. Além de apoio aos Cursos de Qualificação Profissional I e II, também fornecemos uma Pós-Graduação em Gestão Pública para os guardas das turmas que possuem ensino superior. Estes vão se formar em 90 dias na pós. Além disso, também presenteamos o primeiro colocado da turma do Curso de Qualificação Profissional I e o primeiro colocado do Cursos de Qualificação Profissional II, cada um, com uma outra pós de 6 meses que ficará à escolha deles. Também oferecemos mais dois cursos de extensão para os mais bem colocados das turmas", contou ele que informou que os cursos oferecidos fornecem a pré-requisitos do Ministério da Educação (MEC) nos quesitos pesquisa, ensino e extensão lembrando dos artigos científicos produzidos por cada formando que estarão na Revista Científica Guardiões de Niterói.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura e Universo qualificam guardas municipais de Niterói
 

Para Kátia Bastos, que há 20 anos deixou de ser enfermeira para virar guarda municipal, se tornar guarda é sinônimo de amor à profissão.

"Ser guardar pra mim hoje é tudo, pois vai além do uniforme, é buscar me capacitar, ser um profissional de excelência que retribuo para a população e para os meus colegas o que aprendi e o que amo fazer. O que faço não é um fardo, é uma honra. Eu nem faço outros concursos públicos, pois não quero sair da Guarda de Niterói", contou ela que é originalmente de Araruama, mas mora em São Gonçalo e acabou de se formar no Cursos de Qualificação Profissional II.

Atualmente, ela também é formada e é a atual diretora do Centro de Formação da Guarda na Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) de Niterói. "No curso, eu aprendi sobre lidar com as pessoas, sobre humanização, para além dos números e o respeito. Agradeço aos docentes e outros responsáveis, pois eu aprendi também a levar esses ensinamentos para lidar com minha família e amigos, para a vida", afirmou ela.

Shirlayne Fernandes, de 46 anos, também viu na Guarda Municipal uma nova chance de vida. Ela, original de Manaus, também se formou no Cursos de Qualificação Profissional II.

"Para mim é tudo muito especial. Quando eu me formei no Curso de Profissionalização I foi especial para mim, agora, formada no II, sinto que posso servir à população da melhor maneira possível. Foi na Guarda que eu acabei me encontrando, eu sou formada em enfermagem e também sou técnica de enfermagem, mas foi na Guarda que eu me senti especial e sigo, com os cursos, buscando a ascensão profissional", disse ela.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura e Universo qualificam guardas municipais de Niterói
 

Matérias Relacionadas