Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Casa das Artes de São Gonçalo recebe o nome do professor Helter Barcellos

Homenagem foi feita pela prefeitura de São Gonçalo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de setembro de 2021 - 15:44
Espaço vai homenagear o professor Helter Barcellos, que morreu no início deste ano
Espaço vai homenagear o professor Helter Barcellos, que morreu no início deste ano -

A Casa das Artes de São Gonçalo, localizada na Rua Coronel Moreira César, no Centro da cidade, passa a levar o nome do professor Helter Jerônimo Luiz Barcellos, grande nome da cultura e educação gonçalense. Helter morreu em janeiro deste ano, aos 84 anos.

A homenagem é uma iniciativa da prefeitura de São Gonçalo e foi aprovada pela Câmara Municipal. De acordo com a lei 1258/2021, publicada no Diário Oficial da cidade no dia 10 de setembro, fica instituído que a Casa das Artes passará a se chamar Casa das Artes Professor Helter Jerônimo Luiz Barcellos". 

Helter Barcellos foi um dos proprietários do antigo e histórico Colégio São Gonçalo, localizado no Centro; fundador do Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos (ICBEU) de São Gonçalo; um dos fundadores e primeiro diretor da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), localizada no Paraíso, em São Gonçalo; fundador e presidente do Instituto Gonçalense de Memória, Pesquisa e Promoções Culturais; fundou e organizou o Colégio Auxiliadora; fundou e foi o primeiro diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Uff); foi fundador da Academia Gonçalense de Letras; foi presidente do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; organizou e foi presidente por vinte e cinco anos da Aliança Francesa de São Gonçalo; foi membro honorário do Instituto de Histórico e Geográfico de São Gonçalo; foi membro fundador da Academia Fluminense de Educação; presidiu o Rotary Club de São Gonçalo.

O professor também foi presidente do Conselho Estadual de Educação durante o governo Geremias de Mattos Fontes (1967-1971); foi secretário de educação de Niterói no governo do ex-prefeito Waldenir Bragança (1983-1988) e também secretário de educação de São Gonçalo (2001-2004) no governo do ex-prefeito Henry Charles. Até sua morte, Helter estava presidindo o Abrigo Cristo Redentor, localizado no Centro de São Gonçalo.

Matérias Relacionadas