Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Arquiteto gonçalense é convidado a participar de mostra nacional de design

O Novos Talentos - Design e Arte acontece entre os dias 10 e 26 de setembro, no Casa Shopping Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

relogio min de leitura | Escrito por * Pedro Di Marco | 09 de setembro de 2021 - 14:39
Márcio Ribeiro e sua Mesa Aylla
Márcio Ribeiro e sua Mesa Aylla -

O arquiteto e designer gonçalense, Márcio Ribeiro, de 30 anos, foi um dos expositores selecionados para participar da 6ª edição da mostra coletiva Novos Talentos Brasileiros - Design e Arte. A iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade a profissionais emergentes da área e terá lugar no Casa Shopping Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 26 de setembro.

A peça escolhida para a exposição foi a sua Mesa Aylla, do hebraico “carvalho”. Uma obra que faz parte de uma linha de mais de 180 estudos desenvolvidos por Márcio com base na lei da proporção áurea, uma constante real algébrica irracional que teria sido usada pelo arquiteto e matemático grego Phidias no projeto de construção do Parthenon, no século V antes de Cristo.

“Tudo começou com uma peça única, concebida através da proporção áurea. Essa peça, eu resolvi chamar de pardal, por ser uma peça muito simples e que pode ser colocada em qualquer ambiente porque ela se adequa ao seu entorno, assim como o pardal, que é um passarinho apátrida e está em vários continentes diferentes. Ela teve um desdobramento incrível, gerando mais de 180 estudos, entre eles bancos, cadeiras, mesas, revestimentos cimentícios e cerâmicos, obras de arte e a própria mesa Aylla, escolhida pela equipe dos novos talentos por ser uma obra simples e de fácil montagem”, explicou o arquiteto.

Márcio conta que sua ideia de criar a peça surgiu em 2020, durante o período de quarentena gerado pela pandemia do coronavírus no Brasil e seu objetivo era desenvolver uma linha cuja montagem pudesse ser feita pelo próprio comprador, de forma a manter o isolamento social.

"Como eu estava em casa tive mais tempo para estudar algumas formas de design e daí surgiu a ideia de criar uma peça que se desdobraria em tantos outros elementos", revelou ele.

O arquiteto expressou ainda a sua gratidão pela oportunidade de fazer sua estreia na área do design em um evento tão prestigiado e afirmou que “todo mundo tem que começar de algum lugar” e o Novos Talentos é seu ponto de partida.

“É a minha primeira participação nesta exposição. Ela tem uma grande repercussão nacional e conta com artistas de vários estados do Brasil. Então, pra mim foi uma surpresa muito grande. Já trabalhei em algumas obras de arquitetura social aqui em São Gonçalo e em alguns outros municípios também, mas nesse ramo específico do design de movelaria é a minha primeira vez e estou gostando muito de participar dessa parte mais criativa. O reconhecimento e a repercussão do meu trabalho estão sendo muito legais para a minha carreira e é muito bom poder representar minha cidade”, completou Márcio.

Para quem quiser conhecer melhor a sua nova linha, é só segui-lo em seu perfil do Instagram: @pardal_design.

*Sob supervisão de Cyntia Fonseca

Matérias Relacionadas