Instituições de Longa Permanência para Idosos em SG se unem e criam associação buscando mais visibilidade e união
A posse da diretoria da associação ocorrerá no próximo dia 14

Buscando dar mais visibilidade ao trabalho que fazem e ao grande número de idosos que atendem, as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de São Gonçalo resolveram se unir e formar uma frente com uma única associação: a AMA IDOSO - São Gonçalo. O nome da nova instituição mostra o claro objetivo das ILPIs: dar amor ao grupo da terceira idade que elas atendem. A inauguração da AMA IDOSO e a posse da diretoria será no próximo dia 14, às 14h. O evento ocorrerá na Rua Doutor Feliciano Sodré, número 82, no primeiro andar, no bairro Centro, em São Gonçalo.
Ao todo, a AMA IDOSO vai reunir 10 ILPIs, incluindo: o Abrigo do Cristo Redentor; a Instituição Cristã Amor ao Próximo; o Lar Samaritano; a Casa de Repouso Para Idosos Shalon; Casa de Repouso Geriátrica Milenar; República da Terceira Idade; El Shaday; Cris e La; Casa de Idosos Lar do Amor; e Meu Lar.
Ao O SÃO GONÇALO, o Genesio Ferreira Júnior, de 63 anos, explicou como surgiu a ideia do AMA IDOSO. Ele é diretor geral do Lar Samaritano e será nomeado presidente da AMA no evento em questão.
"Esse sonho começou em 2004, quando eu assumi o Lar Samaritano e entendi que precisávamos fortalecer e dar uma visibilidade maior ao trabalho das ILPIs, só que, na época, eu acabei me focando no trabalho no Lar Samaritano e a ideia ficou de lado. Há cerca de 10 anos, eu continuei esse sonho e fiz uma reunião com alguns representantes de ILPIs do município, o que acabou não dando certo por divergências de opinião. Há dois meses, eu tentei mais uma vez e consegui realizar esse sonho. Marquei uma reunião com representantes de 10 ILPIs de SG e vi o entusiasmo deles. A partir daí, seguimos e transformamos o sonho em realidade", contou ele que é pastor presbiteriano e é formado em Direito pela Universo.
Genesio falou sobre os objetivos da AMA. "Os principais objetivos são promover o diálogo entre as ILPIs, o que não ocorria antes; promover o diálogo também entre as ILPIs e as autoridades públicas; buscar o fortalecimento dessas ILPIs através de ações com orientação jurídica e palestras com cuidados com idosos; e buscar apoio financeiro, médico e material junto às autoridades. Estamos com altas expectativas e vamos dar mais visibilidade às ILPIs, que fornecem empregos e ajudam idosos da região", contou ele que mora em São Gonçalo há 25 anos.
O evento da fundação e posse da diretoria da AMA IDOSO será fechado por causa dos protocolos sanitários contra a Covid-19, mas contará com a presença de autoridades do âmbito do legislativo, executivo e judiciário.
Serviço:
A sede da AMA IDOSO ficará localizada na Rua Doutor Francisco Portela, no número 2761, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo.