Já conhece o 'Pop it'? Brinquedo famoso no TikTok vira febre no comércio de Alcântara
Brinquedo, que lembra o famoso plástico bolha, é vendido em vários formatos e preços

Quem é pai ou mãe, ou tem costume de ver os vídeos da plataforma Tik Tok já deve conhecer o Pop-It, o novo brinquedo antiestresse que é sensação entre as crianças das mais diversas idades. O brinquedo traz uma ideia simples: colorido, lembra um plástico bolha, onde você aperta de um lado e a bolinha sai do outro. Depois é só desvirar e fazer o mesmo. A brincadeira não tem fim. A novidade "virou febre" e já chegou ao comércio do Alcântara, em São Gonçalo.
Há dois meses, a pequena Laura, de 6 anos, viu no Tik Tok o famoso brinquedo e pediu para a mãe, Beatriz Goulart, de 23 anos. Ela, então, comprou o brinquedo antiestresse para a filha e sentiu que tem dado resultados.

“Eu comprei apenas um dos brinquedos para ela e senti que deu uma acalmada, já que é antiestresse. Ela viu no Tik Tok e gostou. Sempre que vemos um Pop-It, seja até em capinha de celular, que não é o brinquedo, chama a atenção das crianças”, contou a mãe da pequena.
Quem também teve que comprar um Pop-It após os insistentes pedidos de sua filha foi Milena Correia. A filha tem 5 anos. "Ela viu no Tik Tok e me pede esse brinquedo há uns dois meses, hoje vim aqui comprar. Ela queria um de unicórnio né, já que tem tantos formatos do brinquedo, mas eu achei esse de peixe e vou levar”.

O Pop-It se tornou tendência no Brasil há cerca de três meses. Segundo o site Mosaico, em informação ao Folha de São Paulo, a busca por este tipo de brinquedo aumentou em 535% em agosto se comparado ao mês anterior.
Quem está aproveitando para faturar são os vendedores de todo o Brasil. Os principais comércios da região sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, já veem o lucro aumentar com a venda do brinquedo. No Alcântara, em São Gonçalo, não está sendo muito diferente. Nas últimas duas semanas, os comerciantes notaram que seria lucrativo começar a vender o Pop-it, já que estava sendo bastante procurado pelos pais das crianças. No comércio do Alcântara, o brinquedo pode ser encontrado nos mais diversos formatos: unicórnio, borboleta, peixe, dinossauro, dentre outros. O valor varia entre R$ 20 e R$ 30.
Daniel Costa, de 40 anos, vendia produtos no Alcântara há mais de 30 anos, com o cunhado. Hoje, ele trabalha sozinho e sentiu a necessidade de colocar o brinquedo em seu camelô.
“Eu trabalho com isso tem pouco tempo, mas eu sentia que logo no início vendia mais. Hoje também as crianças já tem o brinquedo né? Então, as vendas caíram, mas ainda vende. No início, no entanto, os pais eram mais receosos com o brinquedo e eu tinha que explicar que nasceu como um brinquedo para crianças autistas, para elas lidarem com o estresse, mas hoje interessa a todas. Hoje, apesar de as vendas terem caído, os pais já entendem, sabem o que é. O que mais vendo aqui é o formato capuccino. Em média, eu vendi mais de 100 brinquedos nesse tempo desde que comecei”, contou ele.
Wender Erlaquer, de 25 anos, também aproveitou a nova “febre” do Pop-It para vender em seu comércio. Ele trabalha no Alcântara há sete anos.

“Eu vendo há duas semanas, comecei depois que vi que era febre na internet. Nesse tempo, eu já vendi de 100 a 150. As crianças vivem passando aqui chorando e pedindo para os pais, é um sucesso mesmo!”, contou ele.
Benefícios do brinquedo
O Pop-it está na categoria dos fidget toys, cuja tradução seria brinquedos antistress ou brinquedo de inquietação. São brinquedos sensoriais que têm como principal objetivo estimular o bem-estar por meio do toque e sons. É consenso entre especialistas que eles podem ser usados em todas as idades, sendo considerados ferramentas sensoriais que ajudam no foco e concentração, pois permitem que o cérebro processe informações extras.
De acordo com psicólogos, um dos principais benefícios promovidos às crianças é a cognição, ou seja, sua capacidade de adquirir conhecimentos. Além de educativo, os fidget toys também auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora e noção de perspectiva.