Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar up 5,0950 Euro up 5,2466
Search

Já conhece o 'Pop it'? Brinquedo famoso no TikTok vira febre no comércio de Alcântara

Brinquedo, que lembra o famoso plástico bolha, é vendido em vários formatos e preços

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 06 de setembro de 2021 - 11:42
Pop-it é um brinquedo antiestresse que está fazendo a cabeça das crianças
Pop-it é um brinquedo antiestresse que está fazendo a cabeça das crianças -

Quem é pai ou mãe, ou tem costume de ver os vídeos da plataforma Tik Tok já deve conhecer o Pop-It, o novo brinquedo antiestresse que é sensação entre as crianças das mais diversas idades. O brinquedo traz uma ideia simples: colorido, lembra um plástico bolha, onde você aperta de um lado e a bolinha sai do outro. Depois é só desvirar e fazer o mesmo. A brincadeira não tem fim.  A novidade "virou febre" e já chegou ao comércio do Alcântara, em São Gonçalo. 

Há dois meses, a pequena Laura, de 6 anos, viu no Tik Tok o famoso brinquedo e pediu para a mãe, Beatriz Goulart, de 23 anos. Ela, então, comprou o brinquedo antiestresse para a filha e sentiu que tem dado resultados.

Laura, 5 anos
Laura, 5 anos |  Foto: Layla Mussi
 

“Eu comprei apenas um dos brinquedos para ela e senti que deu uma acalmada, já que é antiestresse. Ela viu no Tik Tok e gostou. Sempre que vemos um Pop-It, seja até em capinha de celular, que não é o brinquedo, chama a atenção das crianças”, contou a mãe da pequena. 

Quem também teve que comprar um Pop-It após os insistentes pedidos de sua filha foi Milena Correia. A filha tem 5 anos. "Ela viu no Tik Tok e me pede esse brinquedo há uns dois meses, hoje vim aqui comprar. Ela queria um de unicórnio né, já que tem tantos formatos do brinquedo, mas eu achei esse de peixe e vou levar”.

Milena Correia comprou um Pop-it para a filha de 5 anos
Milena Correia comprou um Pop-it para a filha de 5 anos |  Foto: Layla Mussi
 

O Pop-It se tornou tendência no Brasil há cerca de três meses. Segundo o site Mosaico, em informação ao Folha de São Paulo, a busca por este tipo de brinquedo aumentou em 535% em agosto se comparado ao mês anterior.

Quem está aproveitando para faturar são os vendedores de todo o Brasil. Os principais comércios da região sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, já veem o lucro aumentar com a venda do brinquedo. No Alcântara, em São Gonçalo, não está sendo muito diferente. Nas últimas duas semanas, os comerciantes notaram que seria lucrativo começar a vender o Pop-it, já que estava sendo bastante procurado pelos pais das crianças. No comércio do Alcântara, o brinquedo pode ser encontrado nos mais diversos formatos: unicórnio, borboleta, peixe, dinossauro, dentre outros. O valor varia entre R$ 20 e R$ 30. 

Daniel Costa, de 40 anos, vendia produtos no Alcântara há mais de 30 anos, com o cunhado. Hoje, ele trabalha sozinho e sentiu a necessidade de colocar o brinquedo em seu camelô. 

“Eu trabalho com isso tem pouco tempo, mas eu sentia que logo no início vendia mais. Hoje também as crianças já tem o brinquedo né? Então, as vendas caíram, mas ainda vende. No início, no entanto, os pais eram mais receosos com o brinquedo e eu tinha que explicar que nasceu como um brinquedo para crianças autistas, para elas lidarem com o estresse, mas hoje interessa a todas. Hoje, apesar de as vendas terem caído, os pais já entendem, sabem o que é. O que mais vendo aqui é o formato capuccino. Em média, eu vendi mais de 100 brinquedos nesse tempo desde que comecei”, contou ele.

Wender Erlaquer, de 25 anos, também aproveitou a nova “febre” do Pop-It para vender em seu comércio. Ele trabalha no Alcântara há sete anos. 

Vendedor Wender
Vendedor Wender |  Foto: Layla Mussi
 

“Eu vendo há duas semanas, comecei depois que vi que era febre na internet. Nesse tempo, eu já vendi de 100 a 150. As crianças vivem passando aqui chorando e pedindo para os pais, é um sucesso mesmo!”, contou ele. 

Benefícios do brinquedo

O Pop-it está na categoria dos fidget toys, cuja tradução seria brinquedos antistress ou brinquedo de inquietação. São brinquedos sensoriais que têm como principal objetivo estimular o bem-estar por meio do toque e sons. É consenso entre especialistas que eles podem ser usados em todas as idades, sendo considerados ferramentas sensoriais que ajudam no foco e concentração, pois permitem que o cérebro processe informações extras.

De acordo com psicólogos, um dos principais benefícios promovidos às crianças é a cognição, ou seja, sua capacidade de adquirir conhecimentos. Além de educativo, os fidget toys também auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora e noção de perspectiva.

Matérias Relacionadas