Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Maricá aciona INEA sobre fenômeno recorrente de mortandade de peixes nas lagoas

Caso tem sido recorrente na região

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de setembro de 2021 - 20:45
Vários peixes apareceram mortos na Lagoa de Jacaroá
Vários peixes apareceram mortos na Lagoa de Jacaroá -

A prefeitura de Maricá acionou o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), neste sábado (4), após moradores de Ponta Negra identificarem uma grande quantidade de peixes mortos na Lagoa de Jacaroá. O caso, que repercutiu nas redes sociais, tem sido comum e acontecido de forma recorrente ao longo dos últimos anos em Maricá e em outros sistemas lagunares da região.

Com o objetivo de apurar as causas do episódio, a secretaria municipal de Cidade Sustentável e a secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca, além de monitorar o local, e mobilizar equipes para realizar a limpeza e remoção dos peixes mortos, encaminharam ofício para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), solicitando a presença de representantes do órgão para a realização de estudos com análise da água da região para que se avalie a causa do dano ambiental registrado. 

A prefeitura também iniciou, na última semana, ações de revitalização das águas, que levarão a uma maior oxigenação do ecossistema e preservação da vida na lagoa. O programa "Lagoa Viva", lançado dia 26/08, tem como objetivo, entre outras ações, reequilibrar o ecossistema para garantir que eventos como este não voltem a acontecer.  

O programa Lagoa Viva, uma parceria com pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura de Maricá, fez uma demonstração na lagoa de Itapeba e terá início efetivo de suas ações no dia 27 de setembro de 2021. Neste mesmo período, acontece o fenômeno da Maré de Sizigia, momento propício para o início do processo. A prefeitura de Maricá disse que, em breve, poderá oferecer à sua população águas sadias, sem mau cheiro e translúcidas. 

Matérias Relacionadas