Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Hospitais estaduais da região comemoram Dia do Nutricionista

Com uma série de eventos, os profissionais, assim como os demais colaboradores das unidades de saúde, participaram de palestra sobre o tema

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de agosto de 2021 - 20:57
Com uma série de eventos., os profissionais, assim como os demais colaboradores das unidades de saúde, participaram de palestra sobre o tema
Com uma série de eventos., os profissionais, assim como os demais colaboradores das unidades de saúde, participaram de palestra sobre o tema -

Os Hospitais Estaduais Alberto Torres, em São Gonçalo, e João Batista Cáffaro, em Itaboraí,juntamente com a Upa do Colubandê, também em São Gonçalo, comemoram o Dia do Nutricionista nesta terça-feira (31), com uma série de eventos. Os profissionais, assim como os demais colaboradores das unidades de saúde, participaram de palestra sobre o tema “Reaproveitamento de Alimentos”, degustaram produtos naturais, contaram com dicas de alimentação e ainda ganharam um spa facial e automaquiagem no Espaço Beleza.

A Secretaria de Agricultura participou do evento doando 500 mudas de árvores frutíferas e hortaliças no Espaço Cultive. A Emater-Rio, empresa vinculada à secretaria, disponibilizou um engenheiro agrônomo que deu dicas de cultivo e manejo para a criação de uma horta em casa. Benito Igreja garantiu que manter uma horta urbana não só é possível como bastante recomendável. O cultivo de folhas e temperos em casa, segundo ele, promove uma melhor alimentação ao incentivar o consumo desses alimentos. 

- Essa ação é de grande relevância para a nossa secretaria, principalmente nessa data tão importante como o Dia do Nutricionista. Queremos incentivar a todos e mostrar que podemos sim, ter uma horta em casa além de acesso a uma alimentação saudável e ao nosso alcance – ressaltou Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura

O Diretor do Complexo de Saúde Alberto Torres, Raphael Riodades, garantiu que o evento mostra a importância do nutricionista na prevenção e proteção à saúde, além de influenciar na qualidade de vida e orientar como se alimentar de forma mais saudável.

 - Nos hospitais, o nutricionista é um profissional essencial para o tratamento de pessoas internadas. Ele é responsável por garantir o aporte de nutrientes necessários para a recuperação do estado nutricional do paciente, evitando problemas como fraqueza, dificuldade de cicatrização, diminuição das funções dos órgãos e risco de infecções, explicou o diretor.

DICAS BÁSICAS DE CULTIVO – FRUTÍFERAS\HORTALIÇAS

Segundo a Bióloga Louise Schiatti, para iniciar o cultivo em sua casa analise os espaços disponíveis para montagem de sua horta, seja em canteiro ou em vasos. Procure por um espaço com boa luminosidade, reutilize recipientes que tenham uma boa profundidade para criação de canteiros ou adquira vasos com tamanhos adequados para abrigar as suas mudas.

-No geral, as frutíferas precisarão de 6 horas diárias de exposição ao sol para um bom desenvolvimento e rega em abundância. Atente-se, em todos os casos, para a capacidade de drenagem do solo, a água não pode ficar acumulada para não apodrecer as raízes das plantas. Caso o espaço escolhido seja de exposição intensa ao sol, monte os vasos das frutíferas de modo que, ao crescer, crie sombra para o desenvolvimento das hortaliças folhosas. Essas hortaliças se desenvolvem com um pouco menos de exposição ao sol e devem ser colhidas frequentemente. Esse cultivo de diferentes plantas, juntamente com rega adequada, adubação e colheita\poda são os passos necessários para uma horta saudável, bem desenvolvida e sem pragas – alerta, Louise.

Lembre-se de fazer a cobertura do solo que estiver abrigando sua hortinha, pode utilizar folhas secas, galhos ou casca de pinus. Essa cobertura impede o crescimento de plantas conhecidas como erva daninha, que competem com a sua horta por espaço e nutrientes, e também mantem por mais tempo a umidade do solo. 

Observe diariamente o desenvolvimento do seu espaço verde, as plantas dão sinais quando alguma coisa não está indo bem só precisamos nos atentar.

Matérias Relacionadas