Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Programa Limpa Rio retoma ações em Itaboraí

Ao todo, uma máquina e dois caminhões estão sendo usados para o serviço

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de agosto de 2021 - 12:10
O Programa Limpa Rio tem como objetivo a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos
O Programa Limpa Rio tem como objetivo a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos -

Depois do desassoreamento de toda a extensão do Rio Iguá, o Programa Limpa Rio iniciou nesta quinta-feira (26/08), o serviço de limpeza nos três quilômetros do Rio Tambutaí, no bairro Morada do Sol. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O Programa Limpa Rio tem como objetivo a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos. As demandas de Itaboraí foram solicitadas pelo prefeito Marcelo Delaroli. A expectativa é retirar cerca de 91 mil m³ (metros cúbicos) de sedimentos desses corpos hídricos para destinação ambiental adequada.

Ao todo, uma máquina e dois caminhões estão sendo usados para o serviço. A previsão da Prefeitura é que com a retirada dos pontos de retenção, a água tende a seguir seu curso com mais facilidade, reduzindo significativamente os riscos de alagamentos. Além de evitar a presença de gigogas no canal e a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti e pernilongos. O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), Jhonatan Ferrarez, esclareceu que esse trabalho é fundamental para a prevenção de enchentes na cidade.

 "Estamos sempre realizando esse trabalho de prevenção, pois essas intervenções são necessárias para evitar inundações e a proliferação de vetores na cidade", comentou o secretário.Morador há mais de 45 anos de Morada do Sol, o aposentado Renildo Galvão, de 57 anos, agradeceu ao prefeito Marcelo Delaroli pelas melhorias na cidade e está otimista com o resultado da limpeza do canal. 

“Os problemas com enchentes são recorrentes, mas com a dragagem será minimizado. É algo necessário. É terrível quando transborda e invade as casas. Mas agora tenho certeza que vai melhorar. Estávamos esperando esse trabalho há anos. Foram muitas promessas”, disse o morador.

Matérias Relacionadas