Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Reitores da UFRJ, UFF e de outras instituições manifestam apoio à Uerj

Nota repudia projeto que prevê extinção da Uerj

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de agosto de 2021 - 17:21
Uerj é uma das principais universidades do Brasil
Uerj é uma das principais universidades do Brasil -

Dirigentes de mais de dez instituições de educação do Rio de Janeiro divulgaram uma nota na segunda-feira (23) onde manifestam apoio à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A ação é feita depois de um projeto de lei que propõe a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ter sido publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Rio, na última quinta-feira (19).

O PL 4673/21, de autoria do deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ), pede, além da extinção da universidade, a transferência do patrimônio e dos alunos para a iniciativa privada. A nota destaca a importância da Uerj para o cenário acadêmico e científico do país.

“A Uerj ocupa um lugar de destaque na educação de jovens e na produção científica nacional, tendo sido pioneira na introdução do sistema de cotas entre as universidades brasileiras, o que contribuiu para a aceleração do processo de inclusão no ambiente universitário. A proposta [de extinção da instituição] vem no contexto de uma guerra cultural contra as universidades e a ciência, constituindo-se em um ataque não só à Uerj, mas a toda a comunidade acadêmica e científica do estado do Rio de Janeiro, que está mobilizada para a defesa da universidade pública, gratuita, referenciada socialmente e de excelência”, afirma a nota.

“Estamos confiantes que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro não chancelará tal iniciativa, cuja aprovação constituiria grave prejuízo para a educação, a ciência, a tecnologia, o desenvolvimento econômico e a inclusão social em nosso estado e nosso País”, finaliza o texto.

O manifesto é assinado por Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF); Denise Pires de Carvalho, reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF); Luanda Moraes, reitora da Fundação Centro Estadual da Zona Oeste (Uezo); Maurício Saldanha Motta, diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ); Oscar Halac, reitor do Colégio Pedro II; Rafael Barreto Almada, reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Raul Ernesto Lopez Palacio, reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); Ricardo Lodi Ribeiro, reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Ricardo Silva Cardoso, reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Roberto de Souza Rodrigues, reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Matérias Relacionadas