Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Enterros por Covid-19 em SG apresentam queda de mais de 50% na comparação entre junho e julho

Atualmente, pouco mais de 30% dos leitos para Covid-19 estão ocupados

relogio min de leitura | Escrito por Daniel Magalhães | 24 de agosto de 2021 - 17:20
Em média, 3 vítimas da Covid-19 foram sepultadas em SG a cada dia
Em média, 3 vítimas da Covid-19 foram sepultadas em SG a cada dia -

Mais um mês se passou e São Gonçalo registrou, pelo terceiro mês seguido, mais uma diminuição no número de sepultamentos por Covid-19 no município. Em relação ao mês de junho, no qual a cidade registrou 222 enterros pela doença, a diminuição foi de 53%. Os dados revelam que a campanha de vacinação aliada a manutenção de algumas medidas de distanciamento social e uso de máscaras tem ajudado a diminuir drasticamente os enterros causados pela doença.

Segundo o levantamento mensal do OSG, com base nos dados dos dois cemitérios particulares da cidade, o Cemitério Parque da Paz e o Memorial Parque Nycteroy, no Pacheco e em Laranjal, respectivamente, além dos cemitérios municipais, cujos dados são fornecidos pela Prefeitura de São Gonçalo, o número total de sepultamentos no município durante o mês de julho foi de 671. Destes, 103 foram de vítimas da Covid-19, significando redução de 53,6% em relação ao mês anterior. 

Em média, foram sepultadas três vítimas da Covid-19 em São Gonçalo a cada dia. No mês de junho, esse número era de sete pessoas. 

De acordo com o último boletim epidemiológico da Prefeitura de São Gonçalo, divulgado nesta terça-feira (24), o município registra 113.048 casos confirmados de coronavírus. Destes, 109.256 já se recuperaram e 3.273 morreram em decorrência da doença. Hoje, a cidade registrou cinco mortes por coronavírus, mas, de acordo com a prefeitura, as mortes são de datas retroativas - aconteceram entre 7 de fevereiro e 21 de junho - e estavam sob investigação. Hoje, São Gonçalo está na Fase 1 - ou Fase Amarela - do Covidímetro, o que representa que a cidade apresenta baixo risco de contaminação por Covid-19.

Situação dos leitos reservados para pacientes com Covid-19 em São Gonçalo

Hoje, São Gonçalo tem 146 leitos para pacientes com Covid-19, quatro a mais que no mês passado. Os leitos estão divididos em 6 leitos de Sala Vermelha, 63 de enfermaria e 77 leitos de CTI.

Do total de 146 leitos, 46 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 31,5%. A situação é mais crítica no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, que tem 11 dos seus 17 leitos de CTI ocupados. 

Ritmo da vacinação em São Gonçalo

Após seguir com um dos calendários de vacinação mais acelerado do país, São Gonçalo ainda segue aplicando a primeira dose em pessoas com mais de 18 anos. Enquanto alguns municípios já estudam a aplicação da terceira dose de reforço em idosos e também a imunização de adolescentes dos 12 aos 17 anos, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informou ao OSG "que segue as determinações do Ministério da Saúde através do Plano Nacional de Imunização (PNI). Por enquanto, não há previsão de aplicação da terceira dose em idosos e nem nos adolescentes."

Desde o início da vacinação na cidade, São Gonçalo vacinou 869.645 pessoas. Destas, 603.347 receberam a primeira dose, 240.170 já completaram o esquema vacinal com as duas doses, e 22.128 receberam a vacina da Janssen, de dose única. 

Matérias Relacionadas