Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1566 | Euro R$ 5,517
Search

'Expolivro' em SG: carreta itinerante chega ao município para trazer mais cultura e literatura

A carreta ficará em SG do dia 18 de setembro ao dia 03 de outubro

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 23 de agosto de 2021 - 13:10
Carreta ficará 15 dias em SG
Carreta ficará 15 dias em SG -

São Gonçalo vai ser palco de um evento cultural internacional a partir do dia 18 de setembro. Isso porque o projeto 'Expolivro - Paixão Pela Leitura', organizado por igrejas de todo o mundo coordenadas pelo Instituto Vida Para Todos, vai trazer sua carreta com mais de três mil livros para passar 15 dias no município. A carreta do Expolivro ficará realizando suas atividades no Centro do município até o dia 03 de outubro.

O projeto, que tem como objetivo incentivar a leitura e cuidar das famílias dos locais por onde passa fornecendo diversos tipos de assistência e informações, é itinerante, ou seja, passa por diversos lugares. Tem carretas da Expolivro, inclusive, no Chile, por exemplo. 

O projeto nasceu no Brasil, em 1991, após o líder Dong Yu Lan ver um projeto parecido sendo desenvolvido em uma de suas viagens à Argentina. Nesse projeto, Yu Lan observou um ônibus que era usado para transmitir o evangelho para outras cidades. A partir daí, o Expolivro surgiu e foi se espalhando por diversas outras partes da América do Sul. Hoje, o Expolivro possui três carretas aqui: uma focada no nordeste, outra focada no sul e uma terceira focada em passar pelos municípios do sudeste (que é a que virá para São Gonçalo). Coordenando o projeto por todo o estado do Rio, temos o engenheiro niteroiense José Alexandre Costa, de 55 anos. Ele o líder religioso Waldemir Silva da Cruz, fecharam a parceria com a Prefeitura de São Gonçalo.  

"Nossa ideia é colocar duas tendas próximas à nossa carreta para acolher as pessoas. É o que fazemos em todo Expolivro. As tendas oferecem serviços de assistência à população e nas carretas haverão os livros que são ligados a histórias da Bíblia. Queremos que as pessoas se reconectarem espiritualmente e psicologicamente depois de todo esse momento difícil que estamos passando na pandemia. No evento de abertura, haverá uma orquestra de São Gonçalo tocando e no fechamento também deverá haver outra apresentação. Durante os 15 dias do Expolivro realizaremos palestras, orações, atividades infantis (incluindo leituras para crianças e teatro infantil) e palestras, as pessoas só precisam ir até onde a carreta vai ficar para participar", afirmou José Alexandre.  

Ocorrem atividades infantis no evento  (imagens de antes da pandemia)
Ocorrem atividades infantis no evento (imagens de antes da pandemia) |  Foto: Divulgação
 

Criado em1991, o projeto sofreu um paralisação por alguns anos, depois que os ônibus iniciais usados no projeto começaram a se deteriorar com o tempo. O Expolivro, no entanto, voltou com força em 2019 quando um fiel de uma igreja do sul viu que uma empresa estava vendendo uma carreta que servia para o projeto. 

O evento fornece palestras (imagens de antes da pandemia)
O evento fornece palestras (imagens de antes da pandemia) |  Foto: Divulgação
 

A ideia do evento é abraçar as pessoas de toda e qualquer religião. "Não temos um nome de uma igreja a frente do nosso evento, que é justamente por isso, para que as pessoas saibam que todos serão bem-vindos, independente da religião. Queremos a união e não a separação", disse o engenheiro.

Ocorrem atividades infantis no evento  (imagens de antes da pandemia)
Ocorrem atividades infantis no evento (imagens de antes da pandemia) |  Foto: Divulgação
 

São Gonçalo foi escolhida para ser uma das cidades pelas quais o Expolivro passará pelos próprios representantes do evento itinerante. "Eu acho que vai ser muito bom, São Gonçalo é uma cidade com muitos cristãos, muitas igrejas tanto católicas, evangélicas e outras e que preza pela vida desses cristãos. Então, é um lugar em que podemos levar a palavra pura. Temos visto, em outros lugares, uma aceitação muito boa e uma conexão de famílias com Deus por causa do nosso Expolivro. Esse projeto traz a leitura saudável e a conexão com o espiritual. O nosso projeto é cultural, mas também literário e espiritual", contou José Alexander. 

Depois de São Gonçalo, o projeto vai prosseguir com seu itinerário para Barra Mansa, depois Volta Redonda e mais três cidades em Minas Gerais e mais três no Espírito Santo. Daí para a frente, o Expolivro seguirá seu caminho levando cultura e alegria a todos por onde passar.

O Expolivro em São Gonçalo ficará localizado na Avenida Presidente Kennedy S/N, na antiga linha do trem, de frente para a Loja do Amigão, no Centro. O evento de inauguração ocorrerá no dia 18 de setembro, às 16h, e o encerramento será no dia 03 de outubro.

Ocorrem atividades infantis no evento  (imagens de antes da pandemia)
Ocorrem atividades infantis no evento (imagens de antes da pandemia) |  Foto: Divulgação
 

Matérias Relacionadas