Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down Euro down
Search

Reino Unido convoca reunião do G7 para discutir crise no Afeganistão

Militantes do Talibã tomaram Cabul no fim de semana passado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de agosto de 2021 - 08:54
Civis fogem do Afeganistão em meio a tomada de poder pelo Talibã
Civis fogem do Afeganistão em meio a tomada de poder pelo Talibã -

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse ter convocado para a próxima terça-feira uma reunião virtual dos líderes do G7 para discutir a crise no Afeganistão e pediu aos governos que encontrem maneiras de evitar que as condições piorem.

Militantes do Talibã tomaram o controle de Cabul no fim de semana passado, o que fez com que civis e aliados militares afegãos fugissem do país em busca de segurança.

Muitos temem um retorno à interpretação austera da lei islâmica imposta durante o regime anterior do Talibã, que terminou há 20 anos.

Os governos ocidentais estão discutindo como lidar com a situação em Cabul, onde milhares de civis desesperados para fugir tentam invadir o aeroporto.

"É vital que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para garantir retiradas seguras, evitar uma crise humanitária e apoiar o povo afegão para garantir direitos conquistados nos últimos 20 anos", disse Johnson no Twitter neste domingo.

O Reino Unido detém a liderança rotativa do G7, que também inclui Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Japão e Canadá.

O presidente dos EUA, Joe Biden, sob fogo cerrado dentro do país e no exterior após comandar a retirada das forças norte-americanas do Afeganistão, vai se reunir virtualmente com os líderes do G7 para coordenar políticas, discutir esforços de evacuação e assistência humanitária, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, neste domingo.

A reunião terá como base as ligações que Biden fez nesta semana para Johnson, Angela Merkel, Emmanuel Macron e o primeiro-ministro italiano Mario Draghi.

Civis fogem do Afeganistão em meio a tomada de poder pelo Talibã
Civis fogem do Afeganistão em meio a tomada de poder pelo Talibã |  Foto: Divulgação
 

(Agência Brasil)

Matérias Relacionadas