Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

‘Loucos’ por tecnologia

Jovens de SG destacam-se em inovações e tornam-se até referência para usuários

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de novembro de 2015 - 12:35

Raphael Telles, de 19 anos, tem um canal no Youtube no qual ele é consultor em tecnologias

Foto: Filipe Aguiar

Por Dayse AlvarengaMatheus Merlim

As inovações tecnológicas cada vez mais céleres doutrinaram consumidores do mundo afora a serem mais exigentes na hora de comprar um produto novo. Quem não tem um embasamento técnico para fazer a melhor escolha, costuma recorrer a especialistas no assunto para depois não levar prejuízos. Há três anos, um adolescente, de 17 anos, morador de Santa Izabel, em São Gonçalo, se põe na internet como consultor em tecnologias e já tem garantido 30 mil visualizações por mês, em média, com um canal no Youtube. Raphael Telles Monteiro, de 19 anos, é um representante da cidade entre os chamados “youtubers”.

Segundo as estatísticas da rede social, hoje são mais de um bilhão de usuários somente no Youtube, o que equivale a quase um terço dos navegantes da internet como um todo.
O canal do Raphael é o “Gadgets Reviews BR”. Nele, o estudante faz “unboxings” (dá primeiras impressões sobre um produto novo) e “reviews” (análise técnica) dos aparatos mais populares do mercado.

“O que os usuários mais me perguntam é ‘devo comprar esse celular ou aquele?’. Aí eu tento fazer a diferença dos aparelhos de acordo com o estilo da pessoa. Testo acessórios e também faço análise das ferramentas dos produtos”, explica Raphael.

O que começou como hobbie deu tão certo que o gonçalense não se vê em outro ramo, senão envolvido com tecnologia. Formado em técnico de informática, ele pretende estudar Jornalismo. O objetivo de Rapha - como é chamado na internet - é conseguir aliar em editoria que trate de inovações e tecnologias.

A sazonalidade das publicações ocorre de acordo com os produtos enviados pelas empresas. Após contatos com as grandes fabricantes, Raphael conseguiu uma parceria com a LG, Microsoft e Motorola. Agora, ele testa aparatos que ainda vão ser colocados no mercado.

Para acessar os vídeos de Raphael, basta procurar por Rapha Monteiro (Gadgets Reviews BR) ou acessar www.youtube.com/user/GadgetsReviewsBr. No Facebook, o usuário é: GadgetsRBR. Já no Twitter: @raphamonteiro.

Invenção que vai para os EUA

A distância percorrida diariamente dos bairros Apollo III e Jardim Catarina, em São Gonçalo, até o Barreto, em Niterói, passou a ser considerada “pequena” para os adolescentes Christian Marques e Isabelli Gomes, ambos de 17 anos. Isso porque eles desenvolveram um projeto, durante o curso de Eletrônica da Faetec Henrique Lage, que os levarão em maio do ano que vem para Phoenix, no Arizona, Estados Unidos. Os estudantes criaram o ‘Painel Virtual de Segurança’, uma espécie de chave eletrônica que abre uma porta sem ao menos tocá-la.

A viagem é o prêmio por terem sido convocados para participar da “Intel Isef”, a Feira Internacional de Ciências e Engenharia da empresa de computadores Intel, considerada a maior no ramo da tecnologia do mundo. Lá, os gonçalenses terão contato com outros 90 jovens inventores de diferentes nacionalidades.

Segundo Christian, a invenção tem o objetivo de ser uma alternativa de inserção de senhas sem utilizar o toque, em virtude das falhas apresentadas quando há o contato físico.

“É um sistema que pode ser usado em residências, bancos, cofres e outros lugares”, explica o estudante.

Prêmios - Em outubro, a dupla conquistou o 3º lugar na categoria Eletrônica da Mostratec (Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia), realizada no Rio Grande do Sul com equipes de 19 países.

Antes disso, eles ganharam o 1º lugar na categoria Eletrônica da Expotec, realizada também em outubro, no campus Maracanã do Cefet.

Matérias Relacionadas