Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Novo terremoto atinge o Haiti e aumenta número de mortos

Tremor de magnitude 5,9 ocorreu horas depois do primeiro abalo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de agosto de 2021 - 19:57
Imagem aérea publicada pelo primeiro-ministro do Haiti em sobrevoo em Les Cayes mostra igreja danificada pelo terremoto
Imagem aérea publicada pelo primeiro-ministro do Haiti em sobrevoo em Les Cayes mostra igreja danificada pelo terremoto -

Algumas horas depois do terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o Haitti na manhã de sábado (14), deixando mais de 700 mortos, um novo tremor de magnitude 5,9 atingiu o país durante a noite do mesmo dia, segundo o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês). O novo terremoto ocorreu a uma profundidade de 8 km (4,97 milhas), conforme a EMSC.

Neste domingo (15), as autoridades locais informaram que o número de mortos subiu de 300 para 724, após os abalos que provocaram destruição por todo o país. Equipes de resgate lutam para encontrar sobreviventes enterrados sob prédios. Além dos tremores, uma tempestade tropical também se aproxima do Haiti.

Os haitianos trabalharam durante toda a noite em busca de amigos e familiares entre os escombros de prédios destruídos após o forte tremor que deixou também muitos feridos. 

O terremoto de sábado derrubou centenas de casas no país, que ainda está se recuperando de outro grande sismo, ocorrido há 11 anos. Em crise política, o Haiti está sem um chefe de Estado desde o assassinato do presidente no mês passado. 

A região sudoeste do país recebeu o maior impacto do terremoto, principalmente a cidade de Les Cayes e seus arredores. Igrejas, hotéis, hospitais e escolas foram danificados ou destruídos pelos violentos tremores.  

"Precisamos mostrar muita solidariedade com a emergência", disse o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, um neurocirurgião que assumiu o controle do país após o assassinato do presidente Jovenel Moise no dia 7 de julho. 

Alguns haitianos disseram que passaram a noite de sábado dormindo a céu aberto, traumatizados pelas memórias do sismo de magnitude 7, de 2010, que atingiu uma região muito mais próxima da capital, matando cerca de 300 mil pessoas. 

Imagens postadas em redes sociais mostram moradores buscando aberturas estreitas em pilhas de destroços de alvenaria, para puxar pessoas em choque dos escombros de paredes e telhados que desmoronaram em volta deles.

(Agência Brasil)

Matérias Relacionadas