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Cedae suspende cobrança de conta de 2.322 imóveis de Paquetá em agosto

Faturas emitidas de 18 a 28 de agosto serão zeradas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de agosto de 2021 - 09:50
Ilha de Paquetá
Ilha de Paquetá -

O governador Cláudio Castro pediu à Cedae que estudasse a possibilidade de suspensão da cobrança das contas referentes a 2.322 ligações de água dos moradores de Paquetá referentes ao período de agosto, mês afetado pela instabilidade no abastecimento devido ao vazamento na tubulação que atende a ilha. A decisão foi aprovada pela Diretoria da Companhia em reunião extraordinária ontem (14). Todos os clientes terão o benefício concedido na próxima fatura.

Ao anunciar a medida, o governador pediu desculpas aos 4.180 moradores da ilha. “Estou acompanhando desde o começo o problema, reconheço e peço desculpas pelos transtornos. Pedi à Companhia um estudo para não cobrar essa conta. Não será cobrado nenhum real sobre o período em que o serviço não foi pleno”, justificou. Presidente da Cedae, Leonardo Elia Soares esclareceu que a instabilidade no fornecimento está na janela de cobrança do período de 23 de julho a 23 de agosto, que têm contas emitidas de 18 a 28 de agosto. “Todas essas matrículas com faturas emitidas no período virão com isenção total de pagamento. Assim, ninguém será cobrado”, reiterou. 

Reparo em tubulação subaquática e abastecimento emergencial

Na primeira semana do mês, técnicos identificaram vazamento em trecho no meio da Baía de Guanabara e deram início ao reparo com previsão de conclusão no domingo, 8 de agosto. Durante testes para recolocar a estrutura em carga (colocar água na tubulação), na segunda-feira foi constatado outro vazamento em novo ponto da rede subaquática, o que exigiu o prolongamento do serviço até ontem, 13 de agosto. A complexidade da operação em área de embarcações exigiu auxílio de mergulhadores e de balsa credenciados pela Capitania dos Portos. Com o reparo concluído, técnicos fizeram a limpeza da rede e a operação de envio de água pela tubulação já foi retomada.

Unidades de serviços essenciais e equipamentos públicos comunitários da localidade foram abastecidos com prioridade por meio de caminhões-pipa levados pelas balsas durante o período de reparo. Inicialmente eram enviados três caminhões por dia, mas a pedido da Cedae, a travessia das balsas normalmente feita uma vez por dia foi triplicada, e o envio de pipas atingiu a média de nove caminhões por dia. Ao todo, 530 mil litros em 50 caminhões foram destinados até este sábado por balsas. Para garantir o pleno funcionamento das unidades essenciais, a Cedae enviou caminhões-pipa para creches, escolas, hospital, Corpo de Bombeiros, parque ambiental, estação das barcas e outros serviços. Com a preocupação de garantir a campanha de vacinação em massa na Ilha de Paquetá, agendada para este domingo, 15 de agosto, foram providenciados mais 40 mil litros – 10 para cada posto de vacinação.

A Companhia mobilizou suas equipes que trabalham na ilha para organizar o fornecimento para residênciasem operação marcada por desafios, pois não havia quantidade suficiente de cisternas ou reservatórios para atender áreas de difícil acesso, como os pontos mais elevados. O trabalho emergencial contou com o apoio de moradores que utilizaram sistema de “cisternas solidárias” em que proprietários de imóveis com grandes reservatórios receberam água dos caminhões pipa e dividiram a capacidade com os vizinhos. Em algumas regiões, a Companhia providenciou o abastecimento por mangotes, injetando água diretamente em caixas d’água. Em outras localidades sem passagem para o caminhão e distantes para envio da água pelos mangotes foi necessário fornecer por meio de baldes.

Obras de ampliação do sistema de abastecimento São Gonçalo-Paquetá

O reservatório de Laranjal, em São Gonçalo, de onde sai a água que abastece a ilha pela tubulação subaquática, tem 5 milhões de litros. A Cedae já iniciou as obras que vão quadruplicar o sistema com a construção de dois reservatórios de 10 milhões de litros cada. Com a concessão dos serviços de saneamento, a empresa responsável pela prestação de serviços na área, Águas do Rio, do Grupo Aegea,deverá assumir a continuidade das intervenções que vão melhorar o fornecimento para Paquetá.

Titulares de contas emitidas de 18 a 28 de agosto sem a isenção devem entrar em contato com a Cedae pelos canais de atendimento ao cliente: 

SAC: 0800 28 21 195

Central de Atendimento ao Surdo-Mudo: 0800 28 23 059

Ouvidoria: 0800 031 6032

Portal: https://cedae.com.br/

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