Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2334 | Euro R$ 5,5809
Search

São Gonçalo prioriza testes de covid-19 em moradores

Saúde esclarece indicativos de cada tipo de exame e reforça triagem e avaliação médica

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de agosto de 2021 - 13:25
Teste do cotonete pode ser realizado na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho
Teste do cotonete pode ser realizado na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho -

O Centro de Triagem ao Coronavírus de São Gonçalo realiza dois tipos de exames para detectar a doença – o teste rápido e o PCR (o teste do cotonete). Cada um tem um objetivo e consegue detectar a covid-19 em uma etapa. Por isso, é importante os gonçalenses passarem por uma triagem de profissional qualificado para realizar o exame certo para confirmar se está ou não com a doença. Além do Centro de Triagem, o teste do cotonete também é realizado na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho, que realiza o mesmo procedimento de triagem antes da realização do exame. 

Vale lembrar que o teste do cotonete é indicado apenas para as pessoas que estão nos sete primeiros dias de sintomas da doença e o seu resultado sai, em média, dentro de cinco dias. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo ainda realiza o teste rápido – indicado para quem está com mais de sete dias dos sintomas do coronavírus – em oito locais distribuídos na cidade. Este exame tem o resultado divulgado, em média, dentro de 30 minutos na mesma unidade de saúde. 

Atualmente, o teste rápido é realizado no Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, diariamente, das 8h às 18h; PAM Coelho; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina e Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, de segunda a sexta, das 9h às 16h; Clínica da Criança (0 a 12 anos), de segunda a sexta, das 9h às 17h; Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: de segunda a sexta, das 8h às 20h; e sábado, das 8h às 13h; e no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha, diariamente, 24h. 

O RT-PCR é realizado no Centro de Triagem e na Clínica do Barro Vermelho para pessoas com mais de 12 anos. As crianças até 12 anos podem procurar a Clínica da Criança, no Zé Garoto, para realizar o teste do cotonete. Para os dois exames, os moradores devem levar comprovante de residência de São Gonçalo, identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF.

Sintomas - Os exames para detectar a doença podem ser feitos por aqueles que estão com sintomas do coronavírus ou com quem teve contato com quem está com a doença. Os tipos de exames realizados em cada indivíduo depende do tempo que está com os sintomas ou que teve contato com pessoa infectada. Na cidade, já foram feitos 598.049 mil exames, sendo 505.726 testes rápidos de anticorpos, 4.707 testes rápidos de antígenos e outros 87.616 mil RT-PCR, desde o início da pandemia. Deste total, foram confirmados 111.212 mil casos. 

Matérias Relacionadas