Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Variante Gama da Covid-19 se transforma, fica mais forte e já circula no Brasil

Versão original da variante Gama foi identificada no Amazonas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de agosto de 2021 - 20:58
Nova cepa já circula no Brasil
Nova cepa já circula no Brasil -

Como já diz o ditado: "O brasileiro não tem um dia de paz".  Cientistas do projeto Genov, da rede de laboratórios Dasa, identificaram uma nova versão da variante Gama da Covid-19. Trata-se da Gama-plus, que foi descoberta em Manaus, no Amazonas.

Para entender um pouco mais sobre a nova variante, o coordenador do Genov e virologista da Dasa, José Eduardo Levi, detalha a origem da mutação da nova cepa. 

"A gente chama de Gama-plus quando uma mutação que ela adquiriu acontece em alguma posição do genoma do vírus que indica algo de risco. Essas Gama-plus têm uma mutação em um sítio de furina que é muito importante para a infecção viral na célula e que é uma mutação que já foi vista tanto na variante preocupação Alfa (Reino Unido) quanto na variante indiana (Delta)", disse o pesquisador, ao Portal R7.

Segundo ele, a origem da nova cepa pode ter saído do Amazonas e se espalhado por outros estados brasileiros: "Eu acho que essas que nós detectamos estão vindo da Amazônia para cá, porque pela distribuição dos estados, Goiás, Mato Grosso... você tem essa sensação de que está vindo de lá para cá".

O Genov é um projeto científico de vigilância genômica da Dasa. O grupo tem a missão de estudar a evolução do vírus SARS-CoV-2, mais conhecido popularmente como Covid-19.

Matérias Relacionadas