Maricá vacina maiores de 28 anos contra a Covid-19

O avanço do calendário se dá após o recebimento de novos lotes de imunizantes

Escrito por Redação 10/08/2021 19:50, atualizado em 10/08/2021 19:10
Cidade recebeu 10.800 doses
Cidade recebeu 10.800 doses . Foto: Divulgação

Prosseguindo com o cronograma de imunização contra a Covid-19 no município, a Secretaria de Saúde de Maricá vacinou, nesta terça-feira (10/08), em primeira dose, o público sem comorbidades com idade de 28 anos ou mais nos polos dos quatro distritos da cidade. O avanço do calendário se dá após o recebimento de novos lotes de imunizantes no sábado (07) e nesta segunda-feira (09), somando 10.800 doses nessas entregas.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Marinelândia, em Cordeirinho, o movimento foi grande pela manhã, com a procura de pessoas da faixa etária para receber a primeira dose do imunizante. Para a autônoma Mayara da Silva Rosa, moradora do Jardim Interlagos, a vacina traz segurança e é uma maneira de se proteger da doença coletivamente.

“Eu adorei poder ser vacinada hoje e chegou na hora certa, já que precisamos combater a Covid-19 e nada melhor que receber a nossa dose para melhorar a situação. Mesmo vacinada não vou descuidar, continuando a usar máscara de proteção, porque não sabemos os riscos que existem por aí, principalmente com a nova variante que circula no estado do Rio”, destacou.

Já a bacharel em Ciência Política Iris Rodrigues, natural da Espanha mas que vive em Cordeirinho atualmente, vê a campanha de vacinação como um símbolo da preocupação do poder público municipal com a saúde da população.

“Eu acho que a vacinação e a saúde pública em geral do município é muito completa. Noto que o bem-estar da população é uma política pública da Prefeitura. Vim tomar a vacina pois acompanho sempre o cronograma pelas redes sociais, observando que hoje chegaria à minha idade. Me sinto mais segura com a primeira dose, mas aguardarei a segunda dose para ter mais liberdade, continuando sempre a manter os protocolos de segurança contra o coronavírus”, explicou.

No distrito de Itaipuaçu, os pontos de vacinação na USF Jardim Atlântico e na Unidade Volante de Vacinação (UVV) do Centro Administrativo da Prefeitura tiveram bastante procura por parte dos moradores. Uma das imunizadas foi a estudante Suzane Vasconcelos, de 28 anos, que mostrou tranquilidade com a primeira dose, principalmente por facilitar a convivência com a família.

“Estou muito feliz. Esperei por mais de um ano pela minha vez e estava na expectativa, já que todos lá em casa se vacinaram. Agora me sinto muito mais segura agora para conviver com a minha família. A minha avó, que é bem idosa, mora conosco e, mesmo tomando as duas doses, sei que existe a possibilidade de pegar a doença, então estar vacinada me dá mais tranquilidade ao passar os dias com ela. Continuo assistindo as minhas aulas remotamente, mas, ao sair de casa, pretendo manter todos os cuidados, continuando a usar máscara e só saindo para espairecer um pouco com segurança”, disse.

O técnico da Marinha Erick Felipe da Silva, também de 28 anos, pontuou toda a estrutura montada pela Prefeitura para a vacinação.

“Vejo que a vacinação em Maricá está sendo feita com todo o preparo, sempre no tempo correto, com profissionais treinados e atenciosos, além do espaço aqui ser muito organizado. Agora que recebi a primeira dose, me sinto também mais seguro para conviver com as pessoas ao meu redor, principalmente o meu pai, que teve um quadro grave de Covid-19 recentemente, e estou ansioso pela imunização completa com a segunda dose”, completou.

O cronograma de vacinação segue nos próximos dias, sempre das 9h às 16h, chegando às pessoas maiores de 27 anos na quarta-feira (11) e àqueles com mais de 26 anos na quinta-feira (12), nos seguintes polos: USF Central; USF Chácara de Inoã; USF Jardim Atlântico; USF Marinelândia; UVV Aeroporto de Maricá; UVV Centro Administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu. Para receber a primeira dose, os moradores devem levar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS (se tiver), além de comprovante de residência do município de Maricá.

 

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas