Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Estado do Rio tem 180 mil pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Só na capital, o número de atrasados é de 80 mil

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de agosto de 2021 - 18:15
Em SG, 26,95% do público-alvo da vacinação tomou as duas doses
Em SG, 26,95% do público-alvo da vacinação tomou as duas doses -

Cerca de 180 mil fluminenses estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada e ainda não procuraram um posto de vacinação para completar o esquema vacinal. Só na capital, o número de atrasados é de 80 mil. 

Segundo Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde do Rio, a segunda dose deve ser preferencialmente aplicada no mesmo posto onde foi aplicada a primeira. Caso no local não tenha a vacina do mesmo fabricante para a vacinação, o profissional de saúde deve auxiliar e buscar o local mais próximo para a aplicação da dose. Ainda segundo o secretário, não estão sendo realizadas buscas ativas pelas pessoas com o esquema vacinal atrasado porque a secretaria está priorizando a imunização dos jovens.

Na última semana, diversos municípios do estado suspenderam a vacinação temporariamente devido a falta de doses para imunização. Um novo lote com mais doses chegou ao Rio no sábado e foi distribuídos aos municípios nos dias seguintes. O Ministério da Saúde e a Prefeitura do Rio trocaram acusações após a prefeitura dizer que o Ministério estava 'segurando' doses da vacina e atrasando o calendário de vacinação. O Ministério negou. Poucos dias depois, a pasta anunciou que o estado receberia 5% a mais de doses de vacina para conter a variante Delta, que se espalha rapidamente pelo estado, que já é o que tem o maior número de casos com a nova cepa.

Em São Gonçalo, 72,40% do público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 já foi vacinado com a primeira dose ou a vacina de dose única, o que representa - sem contar os grupos prioritários - 78,5% de toda a população com mais de 18 anos da cidade. Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo já aplicou 824.511 vacinas. 

Do total de vacinados, 26,95% já tomou as duas doses ou a vacina de dose única, tendo seu esquema vacinal completo. Questionamos a Prefeitura para saber quanto das 180 mil pessoas com a segunda dose atrasada em todo o estado são de São Gonçalo, mas ainda não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria. 

Matérias Relacionadas