UPA do Colubandê atende mais de 89 mil pacientes no primeiros semestre de 2021

Unidade está sendo reformada

Escrito por Redação 06/08/2021 15:48, atualizado em 06/08/2021 16:34
Unidade foi inaugurada em 2010
Unidade foi inaugurada em 2010 . Foto: Divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Colubandê, em São Gonçalo, atendeu no primeiro semestre deste ano, exatos 89.386 pacientes entre atendimentos de urgência, emergência, adultos, pediátricos e pacientes para testagem com sintomas clínicos de Covid-19. Os dados são do governo estadual. Ao todo, foram mais de 38 mil exames de sangue e quase oito mil procedimentos de imagens, como raio x e eletrocardiograma.

Localizada às margens da RJ-106, próxima ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), que garante suporte nos casos mais graves, a UPA do Colubandê funciona 24 horas por dia, em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos, possibilitando o primeiro atendimento à estabilização de pacientes acometidos por qualquer tipo de emergência. 

"É extremamente importante este saldo. Os números nos garantem um retorno positivo por parte da população em relação ao serviço prestado e a infraestrutura da unidade. Vamos continuar avançando com obras e serviços voltados ao bem estar da população que busca atendimento em nossa unidade", garante o diretor da unidade, Raphael Riodades.  

Inaugurada em 2010, a UPA do Colubandê está passando por novas obras de infraestrutura. Depois de receber novo piso (manta) em diversos setores, manutenção corretiva nas redes de água, elétrica e oxigênio nas salas de medicação, observação e coleta de sangue,pintura, o setor de pediatria está sendo totalmente reformado.

Moradora do bairro de Tribobó, a auxiliar de cozinha Claudia Castro Risoleto, de 43 anos, garante que tem lugar cativo na unidade.

"Eu só busco atendimento aqui. Isso já vai para quase três anos. Devo ser a paciente que mais tem atendimento realizado nesta UPA. Tenho uma bronquite horrível e muita falta de ar. E sempre recorro ao atendimento da UPA do Colubande. O pessoal nos trata muito bem. Sou cliente vip", brinca, elogiando sempre o atendimento oferecido pela unidade, administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

SWAB - A UPA do Colubandê foi um dos locais escolhidos pela secretaria estadual de Saúde para realizar os testes de RT-PCR para Covid-19, feitos através da coleta de amostras da região nasal com um swab (espécie de cotonete longo e estéril) na Região Metropolitana. Nos seis meses de testagem, a unidade realizou 54.795 exames. Os casos positivos eram atendidos por médicos da unidade e os mais graves encaminhados às unidades de referência para internação e tratamento.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas