Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Rio Bonito promove V Encontro de Preservação do Patrimônio Cultural

O evento acontece no Teatro do CDL

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de agosto de 2021 - 13:20
Chafariz Imperial e a Matriz de N. S. da Conceição de Rio Bonito RJ
Chafariz Imperial e a Matriz de N. S. da Conceição de Rio Bonito RJ -

Educação patrimonial, arqueologia e museologia são alguns dos principais temas a serem abordados no próximo dia 6 de agosto (sexta-feira) no V Encontro de Preservação do Patrimônio Cultural do Leste Fluminense e Região. O evento acontece no Teatro do CDL, rua Deocleciano Guimarães, 15, 2º andar, Centro, em Rio Bonito, RJ.

No dia 7 (sábado), os participantes farão um city tour no Centro Histórico e nas fazendas antigas de Rio Bonito.

Integrado à programação do encontro de preservação, nos dias 6 e 7, a partir das 19h30, no mesmo local, acontece o I Festival Gastronômico e Musical Bossa Nova, Jazz e Blues, com grandes nomes da música instrumental.

Dawson Nascimento, um dos organizadores, esclareceu que o encontro pretende enfatizar a importância de políticas públicas para a preservação do patrimônio, segmento que pode contribuir com o turismo e o desenvolvimento econômico regional. Dawson é produtor cultural, artista plástico, pesquisador e preservacionista, e destaca que “Rio Bonito tem monumentos de relevância histórica, como o chafariz imperial, de 1857, a capela de Santana do Basílio, tombada em 1970, a igreja matriz, de 1820, e o coreto da praça, construído na década de 1830”.

Palestrantes: Janderson Moniz, secretário de Cultura e Turismo de Rio Bonito; Dawson Nascimento da Silva, do Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense (IHGI) e Rio Bonito Antigo; Deivid Antunes S. Pacheco, presidente do IHGI; Claudio Elias, diretor geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac); Lucienne Figueiredo, superintendente de Museus do Estado do Rio de Janeiro; Alexandre Valadão, diretor do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro; Conceição Diniz; Ticiana Santa Rita, doutoranda pela Fiocruz; Claudio Prado, diretor geral do IPHARJ; Daniele Branco, arquiteta e urbanista; Noemia Barradas, do Conselho Regional de Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro/IAB; Rubens Carilho, do Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense (IHGI) e do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN); Fabio Fernando, do IHGI e fotógrafo do Google Street View Trusted; Luiz Thiago de Jesus, fotógrafo; Juber de Decco, do IHGI e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Paulo Clarindo, do IHGI e do Instituto Amigos do Patrimônio Cultural (IAPAC); Luiz Paulo Ferraz, secretário executivo da Associação Mico-Leão-Dourado; Gilson Andrade, conservador e restaurador; Marco Navega, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro; Linclon Pontual, embaixador do Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

Bossa Nova, Jazz e Blues

Música e gastronomia são uma mistura excelente em qualquer estação do ano. Nos dias 6 e 7 de agosto, integrado ao V Encontro de Preservação, Rio Bonito recebe o melhor da música no Bossa Nova, Jazz e Blues, I Festival Gastronômico e Musical, oferecendo um farto cardápio em restaurantes, cafeterias, padarias, bares, sorveterias e hotéis regionais. O Festival acontecerá a partir das 19h30, no Teatro do CDL Rio Bonito.

Atrações principais: Ney Conceição (baixo), Luiz Otavio (piano), Felipe Castro (guitarra), Claudio Felix (bateria), Danilo Oliveira (bateria), Isaías do Blues (guitarra) e Claudio Ignacio (violão). Nesta edição, serão homenageados artistas que deixaram importante legado cultural: Savio Valviesse da Mota, Ricardo Pinto da Silva, Antônio Celso e [Bira Rasta] Ubirajara Nascimento da Silva.

Inscrições

As inscrições para o V Encontro são limitadas e durante toda a programação serão seguidos protocolos sanitários para a Covid-19. Inscrições pelo link: https://forms.gle/D7YFPbHstKZhwkpQ9 

Contatos: (21) 971234459 (Dawson) e (21) 998420598 (Deivid)

Serviço: 

Eventos: V Encontro de Preservação do Patrimônio Cultural do Leste Fluminense e Região (inclui city tour por Rio Bonito no dia 7 de agosto)

I Festival Gastronômico e Musical Bossa Nova, Jazz e Blues (evento integrado ao V Encontro)

Data: 6 e 7 de agosto (sexta e sábado) 

Horários: Às 9h - V Encontro de Preservação

Às 19h30 - Festival Gastronômico e Musical

Local: Teatro do CDL - Rua Deocleciano Guimarães, 15, 2º andar, Centro, Rio Bonito-RJ

Inscrições pelo link: https://forms.gle/D7YFPbHstKZhwkpQ9

Matérias Relacionadas